Pesquisa avançada

Bem-vindo: Qui Mar 28, 2024 10:55 am


Todos os horários são GMT - 3 horas

 

 




 Página 1 de 4 [ 47 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Entrevista Rodrigo
MensagemEnviado: Seg Mar 03, 2008 10:11 pm 
Administrador
Administrador
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Dez 31, 1969 9:00 pm
Mensagens: 15726
Localização: Uberlândia - MG
Bandeira Nacional: Brazil
1- Quem é o indivíduo por trás do hobby?
Citação:
Nascido e criado em Curitiba, tenho 31 anos, formado em jornalismo e direito.

2- Como entrou neste hobby? Ainda se lembra do seu primeiro modelo?
Citação:
Desde criança sempre tive e brinquei com os Matchbox. No final dos anos 80 conhecia a Bburago, quando a marca abriu uma loja no Shopping Mueller aqui em Curitiba. No princípio só vendiam F1 em 1/24. Uma Williams 85, Mclaren 86, Benetton 88 e Ferrari 84. Foram meus primeiros diecast. Meu primeiro 1/18, também foi um Bburago, comprado na mesma loja: um Jaguar E 1961.
Até 1996 só colecionei 1/18, principalmente F1 e carros de corrida. Em 1996 decidi que passaria a colecionar apenas F1 em 1/43, sendo que as primeiras foram uma Benetton 1996 do Gehard Berger, e uma Williams 1997 do H. H. Frentzen (ambas da Minichamps).
Em 2002 cheguei a conclusão que colecionar F1 estava muito chato. Os carros não mudavam praticamente nada entre um ano e outro, e não havia praticamente nenhuma empresa lançando modelos das décadas passadas. Isso me levou a ter mais um tema na coleção: carros de competição (não mais antigos do que 1970) em 1/43. Meu primeiro foi uma Mclaren F1 GTR 1997, fabricada pela Minichamps.
De lá para cá tenho colecionado basicamente F1 e competição em 1/43, com algumas escapadas por carros de competição em 1/18.

3- Após o tempo de coleção, como você se enxerga hoje? Colecionador ou acumulador?
Citação:
No início certamente fui um acumulador. Comprava qualquer carro que eu gostasse. Depois que resolvi migrar paras os 1/43, acredito que tenha me tornado mais colecionador mesmo.

4- Como você define sua coleção? Temática? Por escala? Conte um pouco dela para nós.
Citação:
Acho que já ficou relativamente claro na questão 2, mas posso dividi-la da seguinte maneira: F1 e competição em 1/43. Em 1/18 tenho também os mesmos temas, mas quase tudo mais antigo, da época anterior à migração para o 43.
As vezes compro alguma coisa diferente, como umas motos 1/12 do Valentino Rossi (Minichamps). Ano passado comprei (e gostei tanto que até hoje penso em abrir um novo tema na coleção) uma miniatura da Action em 1/24 de um Chevrolet Monte Carlo que o Jeff Gordon usou na temporada 2007 da NASCAR.
Relendo a resposta, dá pra resumir que o tema, no fundo, se restringe a veículos de competição.

5- Como armazena e expõe sua coleção?
Citação:
A grande maioria está em prateleiras, protegidas por vidro ou tampas de acrílico.

6- Possui cuidados especiais? Técnicas de conservação?
Citação:
Antes de colocá-las nas prateleiras, limpo-as com um pincel. Fora isso, eventualmente (muito eventualmente) quando acho que alguma está suja, dou uma limpada.

7- Quais quesitos leva em consideração para a aquisição de modelos? Lista, gosto, segue um padrão?
Citação:
Os F1 eu compro tudo o que eu não tenho e que eu goste. As únicas coisas que faço questão são que tenham uma qualidade padrão Minichamps, e que tenha a figura do piloto. Quanto aos de competição, hoje estou bem mais seletivo por causa da falta de espaço. Ando até pensando em começar a colecionar apenas Ferraris em resina.

8- Como costuma adquirir suas minis?
Citação:
A imensa maioria através da internet. Lojas, contatos, ML (grande parte veio de lá, mas depois que cancelaram meu cadastro sem motivo algum, ando me recusando a comprar lá). Ainda não comprei no ebay, pois tenho medo de cair num buraco negro.

9- Você gosta de estudar a história real das suas miniaturas em relação ao modelo em escala 1:1?
Citação:
Como a grande maioria dos meus modelos são F1 e competição, é meio que natural que eu saiba a história deles, pois amo as competições e estou sempre lendo sobre o assunto e assistindo as corridas.

10- Qual o carro de seus sonhos? Ele já existe em die-cast? Você tem?
Citação:
O 1/1 dos meus sonhos é o Aston Martin DB9. Na minha coleção tenho vários na versão de corrida, o DBR9.

11- O que gostaria que mudasse nos atuais die-cast?
Citação:
O preço. Poderia ser mais barato.

12- Já fez alguma loucura para comprar uma mini?
Citação:
Além de torrar todo o salário? Nenhuma...

13- Como sua família encara seu hobby?
Citação:
Sou solteiro, então não tenho muita preocupação com isso. Meus pais gostam, mas acham que eu devia economizar ao invés de gastar tanto em carrinhos.

14- Obsessão ou Hobby, como você define seu ato de colecionar?
Citação:
Hobby. Obsessão pra mim é perder o controle sobre alguma coisa. Ainda não cheguei nesse ponto.

15- Qual o "peso" de sua coleção em sua vida, você viveria sem? Se precisasse vender, você venderia?
Citação:
Adoro minha coleção. Se precisasse vender, seria difícil, mas venderia. Acho que foi o Luciano que disse aqui no MM uma vez: “se o dinheiro pode comprar, não é caro”. É meio que por aí. Se um dia precisasse vender, venderia. E quando pudesse, começaria tudo de volta.

16- Como você vê o futuro de sua coleção?
Citação:
Com problema de espaço cada vez maior.



_________________
Imagem
Imagem
Visite minha coleçao: http://www.mundoemminiatura.com.br/colecao/colecao.php?colecao=2
Offline
 Perfil  
 
 Título: Re: Entrevista Rodrigo
MensagemEnviado: Seg Mar 03, 2008 11:26 pm 
Entusiasta
Entusiasta
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Mai 22, 2007 11:51 pm
Mensagens: 1487
Localização: Porto Alegre / RS
Boa Rodrigo! legal sua entrevista! Mas gastou todo o salário do mês? Você é louco hein :mrg:



_________________
Imagem
Offline
 Perfil  
 
 Título: Re: Entrevista Rodrigo
MensagemEnviado: Ter Mar 04, 2008 12:34 pm 
Assíduo
Assíduo
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Fev 25, 2008 12:41 pm
Mensagens: 563
Localização: Barueri-SP
Grande Rodrigo! Gostei da sua entrevista. Transmite uma tranquilidade de quem leva o hobby numa boa. Mas fiquei curioso: atualmente você é jornalista, advogado, ambos ou pratica outra atividade?
Abraço



_________________
Imagem
Offline
 Perfil  
 
 Título: Re: Entrevista Rodrigo
MensagemEnviado: Ter Mar 04, 2008 6:36 pm 
Administrador
Administrador
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Nov 30, 2006 9:52 am
Mensagens: 8578
Localização: Curitiba
Bandeira Nacional: Brazil
Trois escreveu:
Boa Rodrigo! legal sua entrevista! Mas gastou todo o salário do mês? Você é louco hein :mrg:


Trois,
isso foi na época de estagiário. O salário mal comprava dois 1/43.



_________________
Imagem
Imagem
Visite a minha coleção: http://www.mundoemminiatura.com.br/cole ... colecao=10
Offline
 Perfil  
 
 Título: Re: Entrevista Rodrigo
MensagemEnviado: Ter Mar 04, 2008 6:37 pm 
Administrador
Administrador
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Nov 30, 2006 9:52 am
Mensagens: 8578
Localização: Curitiba
Bandeira Nacional: Brazil
Rats escreveu:
Grande Rodrigo! Gostei da sua entrevista. Transmite uma tranquilidade de quem leva o hobby numa boa. Mas fiquei curioso: atualmente você é jornalista, advogado, ambos ou pratica outra atividade?
Abraço


Rats,
trabalho com a minha família, mas to pensando em montar meu escritório.



_________________
Imagem
Imagem
Visite a minha coleção: http://www.mundoemminiatura.com.br/cole ... colecao=10
Offline
 Perfil  
 
 Título: Re: Entrevista Rodrigo
MensagemEnviado: Ter Mar 04, 2008 7:33 pm 
Entusiasta
Entusiasta
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Mai 22, 2007 11:51 pm
Mensagens: 1487
Localização: Porto Alegre / RS
HEHEHE, se eu fosse colecionar naquela época tava ralado :mrg: salário de estagiário, é tão mixaria que tem outro nome... "bolsa auxílio" :mrg:



_________________
Imagem
Offline
 Perfil  
 
 Título: Re: Entrevista Rodrigo
MensagemEnviado: Ter Mar 04, 2008 11:32 pm 
Master
Master
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Dez 01, 2006 9:16 am
Mensagens: 6764
Localização: Ribeirão Preto - SP
Bandeira Nacional: Brazil
Eu tive o prazer de visitar a casa do Rodrigo este ano, onde conheci também seus pais. Um grande colecionador e um cara nota 10, jogando por terra a lenda de que Curitibano é um povo "frio". Pra ele tá sempre tudo tranquilo, um astral ótimo.

Quando estive por lá fiz questão de registrar tudo em imagens, para fazer um pequeno artigo com o perfil de sua coleção. Agora que vi essa entrevista, acho que as imagens falarão por si, ilustrando o que já foi dito. Vou só dar uns pequenos pitacos.

O próprio posando junto à coleção e mostrando um de seus modelos preferidos.
Imagem

Na sequencia imagens do quarto dele, onde os diecasts, figuras de ação e latinhas de cerveja dominam o cenário.
Imagem

Imagem

Imagem

Taí uma boa ilustração de como se guardam as caixas das minis.
Imagem

Segundo ele, uma possível (e arriscada) nova "cachaça": Nascar em 1:24.
Imagem

As relíquias do início da coleção.
Imagem

O citado Valentino Rossi em 1:12.
Imagem

Essa Sauber é para homenagear o tema da Lucia, namorada do Zé Rodrigo, assídua frequentadora da ACOMDERJ.
Imagem

Por final o tema paralelo em outra parte da casa, essas figuras de soldados articulados e armados até os dentes (imagino eu 1:6). Um show de realismo!
Imagem

Marcos obrigado por adiantar o meu trabalho com essa bela série de entrevistas e, Rodrigo, o meu muito obrigado por tão bem me receber na sua cidade. Agora é certo, chegando em CWB, já ligo pra vc e pro LUW pra marcarmos algo. ;)

Abraço,
Leo



_________________
Imagem ImagemImagem
Offline
 Perfil  
 
 Título: Re: Entrevista Rodrigo
MensagemEnviado: Qua Mar 05, 2008 12:00 am 
Master
Master
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Nov 30, 2006 1:15 pm
Mensagens: 5233
Localização: Campo Largo, PR
Uma pergunta: vc bebeu tudo aquilo e daí montou as estantes?
Ou foi bebendo e montando? :roll:



_________________
[ ]s
Luciano

Imagem Imagem
Offline
 Perfil  
 
 Título: Re: Entrevista Rodrigo
MensagemEnviado: Qua Mar 05, 2008 12:27 am 
Administrador
Administrador
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Nov 30, 2006 9:52 am
Mensagens: 8578
Localização: Curitiba
Bandeira Nacional: Brazil
Luw,
nunca bebi. Essas latas são de quando eu tinha uns 12 anos, e o mercado brasileiro abriu para os importados. Na época eu estudava no Dom Bosco, e colecionar latinhas de cerveja virou uma mania entre os meninos da minha idade. Como sempre tive uma tendência a acumular, colecionar, etc, entrei na onda. Mas nunca gostei de cerveja. Só gostava mesmo do colorido das latas. E de colecionar. :mrg:



_________________
Imagem
Imagem
Visite a minha coleção: http://www.mundoemminiatura.com.br/cole ... colecao=10
Offline
 Perfil  
 
 Título: Re: Entrevista Rodrigo
MensagemEnviado: Qua Mar 05, 2008 12:28 am 
Administrador
Administrador
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Nov 30, 2006 9:52 am
Mensagens: 8578
Localização: Curitiba
Bandeira Nacional: Brazil
Leo,
sempre às ordens!!!!



_________________
Imagem
Imagem
Visite a minha coleção: http://www.mundoemminiatura.com.br/cole ... colecao=10
Offline
 Perfil  
 
 Título: Re: Entrevista Rodrigo
MensagemEnviado: Qua Mar 05, 2008 7:54 am 
Master
Master
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Nov 30, 2006 1:15 pm
Mensagens: 5233
Localização: Campo Largo, PR
Rodrigo escreveu:
Luw,
nunca bebi. Essas latas são de quando eu tinha uns 12 anos, e o mercado brasileiro abriu para os importados. Na época eu estudava no Dom Bosco, e colecionar latinhas de cerveja virou uma mania entre os meninos da minha idade. Como sempre tive uma tendência a acumular, colecionar, etc, entrei na onda. Mas nunca gostei de cerveja. Só gostava mesmo do colorido das latas. E de colecionar. :mrg:

Ah, bom... As estantes parecem retas mesmo :mrg:.



_________________
[ ]s
Luciano

Imagem Imagem
Offline
 Perfil  
 
 Título: Re: Entrevista Rodrigo
MensagemEnviado: Qua Mar 05, 2008 9:22 am 
Administrador
Administrador
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Dez 31, 1969 9:00 pm
Mensagens: 15726
Localização: Uberlândia - MG
Bandeira Nacional: Brazil
Citação:
Luw,
nunca bebi.


que sacrilégio.



_________________
Imagem
Imagem
Visite minha coleçao: http://www.mundoemminiatura.com.br/colecao/colecao.php?colecao=2
Offline
 Perfil  
 
 Título: Re: Entrevista Rodrigo
MensagemEnviado: Qua Mar 05, 2008 9:31 am 
Entusiasta
Entusiasta
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Dez 02, 2006 8:41 pm
Mensagens: 1901
Localização: Rio de Janeiro
Rodrigo, em breve seu quarto será comparavel aos engarrafamentos de São Paulo :lol: :lol:
Bela coleção, aquela Mac Laren que está na sua mão é uma das minhas prediletas também - PER TE AYRTON :)
Gostei muito da Sauber Michelin. Se voce tiver problemas de estacionamento, Lucia e eu nos oferecemos para guarda-la aqui no Rio.
:D :D



_________________
José Rodrigo Octavio
Imagem
Offline
 Perfil  
 
 Título: Re: Entrevista Rodrigo
MensagemEnviado: Qua Mar 05, 2008 9:35 am 
Assíduo
Assíduo
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Jul 26, 2007 1:15 pm
Mensagens: 516
Localização: Manaus/Am
Oi Rodrigo...
Parabéns pela bela coleção e empolgante entrevista... :wow: já quase torrei o salário todo do mês em diecast, e pior tenho familia pra sustentar... :wow: :shock: Onde o colecionismo nos leva...????

Sucesso Rodrigo.

wpinto



_________________
Imagem
Minha história http://blogdidas.blogspot.com/search/la ... cionadores
Minha coleção
http://colecoes.mundoemminiatura.com.br ... olecao=691
Offline
 Perfil  
 
 Título: Re: Entrevista Rodrigo
MensagemEnviado: Qua Mar 05, 2008 10:32 am 
Administrador
Administrador
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Nov 30, 2006 9:52 am
Mensagens: 8578
Localização: Curitiba
Bandeira Nacional: Brazil
Valeu Zé Rodrigo! Obrigado por oferecer uma vaga, ams por enquanto tá ok aqui. :mrg:



_________________
Imagem
Imagem
Visite a minha coleção: http://www.mundoemminiatura.com.br/cole ... colecao=10
Offline
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
 Página 1 de 4 [ 47 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  

cron