Pesquisa avançada

Bem-vindo: Qui Mar 28, 2024 6:19 pm


Todos os horários são GMT - 3 horas

 

 




 Página 1 de 3 [ 31 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Entrevista Sphinx
MensagemEnviado: Sex Mar 07, 2008 8:36 pm 
Administrador
Administrador
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Dez 31, 1969 9:00 pm
Mensagens: 15726
Localização: Uberlândia - MG
Bandeira Nacional: Brazil
1- Quem é o indivíduo por trás do hobby?
Citação:
Biólogo, casado, pai de uma "crionça" e um "aborecente", com 47 anos, enfim...
Um careca de perfil pra lá de CHATO! Reconhecidamente, um cara chatíssimo para os padrões do mundo atual!

2- Como entrou neste hobby? Ainda se lembra do seu primeiro modelo?
Citação:
Por causa do trauma gerado pela perda de um modelo! Antes disso, as miniaturas eram só brinquedos. Mas, em novembro 1967, ao deixar um Jeepinho Matchbox em uma mesa de um restaurante no bairro de Santa Felicidade, quando em uma visita a Curitiba, as coisas mudaram de perfil e a mania de guardar com cuidado os die-cast começou!

3- Após o tempo de coleção, como você se enxerga hoje? Colecionador ou acumulador?
Citação:
Hoje acumuladores são colecionadores em potencial, só é preciso uma re-educação do hábito de colecionar. Já os colecionadores, por conseqüência, são normalmente, ex-acumuladores já educados. Só que cada um tira das "lições die-cast" um teor diferente de conhecimento, daí uma variação no ato de colecionar mesmo entre os "educados". Com a divulgação do hobby, existirão colecionadores que não vão passar pela etapa de acumular! Muitos já "nascerão" pulando os anos na "escola die-cast".

4- Como você define sua coleção? Temática? Por escala? Conte um pouco dela para nós.
Citação:
Temática! “Tematizar” é uma conseqüência do bom aprendizado na "escola die-cast"! Mono escala! Um conceito importando dos ferreomodelistas. Motivo, padronização e, por conseqüência, melhor organização.
Hoje, a coleção GAL (sigla resultante das iniciais dos nomes: Gabriel, Alexandre e Leonardo) tem cerca de 100 modelos, na escala 1/43, cujo tema é automobilismo de competição.

5- Como armazena e expõe sua coleção?
Citação:
Em estantes de parede cuja parte frontal é fechada com vidros. São boas, pois, não ocupam espaço no chão dos cômodos. Ainda assim, também mantenho as miniaturas dentro de suas caixas originais.

6- Possui cuidados especiais? Técnicas de conservação?
Citação:
Sim, são muitos quem quiser checar tem um artigo meu e do colega Sergio na DCCVm!
Todavia, como destaque e em resumo:
a) Limpo as áreas sem decais com mistura de água destilada (80%) e glicerina branca (20%). Nunca tenho motivo para limpezas com uso de outros agentes, pois, como disse, deixo as minis em suas embalagens, e assim, elas estão muito pouco sujeitas a danos.
b) Mesmo nas embalagens eu, temporariamente, faço uma manutenção soltando a miniatura e colocando uma manta entre a base e os pneus da mesma, cuja função é evitar quaisquer reações entre a borracha e a fibra.

7- Quais quesitos leva em consideração para a aquisição de modelos? Lista, gosto, segue um padrão?
Citação:
Valor cultural que a mini têm! Ou seja, se ela conta uma boa história! Depois, como todo colecionador brasileiro em geral, preço!

8- Como costuma adquirir suas minis?
Citação:
Isto é uma coisa muito interessante no meu caso, pois, a grande maioria dos meus modelos é resultado de trocas. Sim, desde a coleção primordial de Matchbox venho trocando miniaturas. Por vezes troco até minis por outras coisas. Já fiz até por trabalho, explico: Como conheço alguns colecionadores de peças biológicas (insetos, plantas, etc...), por vezes, faço a identificação deste material em troca de modelos die-cast. É raro, mas, por vezes rola.
9- Você gosta de estudar a história real das suas miniaturas em relação ao modelo em escala 1:1?
Citação:
Claro é essencial, para um colecionador que está transitando no nível do "segundo grau do die-cast" para a "faculdade die-cast"! Hoje como estou arrumando minha coleção no formato de um mini-museu tenho que apresentar, junto com as peças (as miniaturas) uma placa informativa e ela só pode ser gerada com pesquisa!

10- Qual o carro de seus sonhos? Ele já existe em die-cast? Você tem?
Citação:
Não tem! Não dá para se considerar, ao se montar um mini-museu, as peças isoladamente. A coisa passa ser um todo. Talvez, possam existir, modelos com maior valor cultural. Seriam aqueles que têm além da bagagem histórica, também informação pertinente ao próprio modelo.
Um exemplo, seria um raro modelo de fórmula livre (pré-fórmula 1) que ainda pertenceu a um piloto importante na história da competição. Em resumo, a mini é importante por ela e pelo que conta.
Porém, nunca parei para avaliar um modelo que reúna tais perfis.

11- O que gostaria que mudasse nos atuais die-cast?
Citação:
O modo como se imagina a embalagem! Ela tem que ser mais rica culturalmente falando! Muitos fabricantes já deram o primeiro passo trazendo informações sobre a série, a edição, etc...
Mas, ainda é insuficiente, tem que haver mais dados sobre o modelo.

12- Já fez alguma loucura para comprar uma mini?
Citação:
Não. O máximo que rola é ficar meio chocho quando uma oportunidade é perdida. Seja do que for, de compra, de troca, de restauração, etc...

13- Como sua família encara seu hobby?
Citação:
Ninguém gosta como eu! A esposa é totalmente indiferente e os filhos vivem ciclos que vão do gosto ao desgosto, depende da proximidade do computador, rs, rs, rs...

14- Obsessão ou Hobby, como você define seu ato de colecionar?
Citação:
Já foi uma paixão. Hoje é um complemento cultural que vem casar-se com meu outro hobby, as corridas de carros.

15- Qual o "peso" de sua coleção em sua vida, você viveria sem? Se precisasse vender, você venderia?
Citação:
Não viveria sem, mas, se por acaso eu perdê-la, seria triste, mas, não a morte! Como falei são um complemento. Eu se pudesse, faria de novo, mais não seria o fim do mundo se não fosse possível. O fim do mundo seria acabar o automobilismo de competição, isto sim! Haveria um buraco nas minhas horas vagas!
Se eu precisar vender venderia, o problema é encontrar quem compre, rs, rs, rs...
16- Como você vê o futuro de sua coleção?
Citação:
Não sei não parei para pensar firme sobre isso. Talvez se dividindo a questão em: futuro longínquo e próximo, digo que sobre o primeiro ainda não tenho opinião e que só vejo o futuro próximo onde a aplicação do conceito Museu deverá ditar a tendência aqui nas prateleiras.



_________________
Imagem
Imagem
Visite minha coleçao: http://www.mundoemminiatura.com.br/colecao/colecao.php?colecao=2
Offline
 Perfil  
 
 Título: Re: Entrevista Sphinx
MensagemEnviado: Sex Mar 07, 2008 8:46 pm 
Administrador
Administrador
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Nov 30, 2006 9:52 am
Mensagens: 8578
Localização: Curitiba
Bandeira Nacional: Brazil
Grande Sphinx!
Quando vi a publicação da sua entrevista achei que iria levar uma meia hora pra ler inteira :mrg: . Não imaginava respostas não tão longas.
Grande abraço.



_________________
Imagem
Imagem
Visite a minha coleção: http://www.mundoemminiatura.com.br/cole ... colecao=10
Offline
 Perfil  
 
 Título: Re: Entrevista Sphinx
MensagemEnviado: Sex Mar 07, 2008 8:52 pm 
Master
Master
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Nov 30, 2006 1:15 pm
Mensagens: 5233
Localização: Campo Largo, PR
Sphinx escreveu:
...os colecionadores, por conseqüência, são normalmente, ex-acumuladores já educados.

Bela definição.



_________________
[ ]s
Luciano

Imagem Imagem
Offline
 Perfil  
 
 Título: Re: Entrevista Sphinx
MensagemEnviado: Sex Mar 07, 2008 9:01 pm 
Assíduo
Assíduo
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Fev 25, 2008 12:41 pm
Mensagens: 563
Localização: Barueri-SP
Entrevista sensacional! Leitura muito agradável.. :D
Abraços.



_________________
Imagem
Offline
 Perfil  
 
 Título: Re: Entrevista Sphinx
MensagemEnviado: Sáb Mar 08, 2008 1:58 pm 
MM design
MM design
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Dez 15, 2006 9:42 am
Mensagens: 9030
Localização: São José dos Pinhais - PR
Bandeira Nacional: Brazil
Gostei muito tb! Bela entrevista!

Abraço



_________________
Abraço
:: Jota Erre ::

ImagemImagemImagem
Offline
 Perfil  
 
 Título: Re: Entrevista Sphinx
MensagemEnviado: Sáb Mar 08, 2008 2:26 pm 
Assíduo
Assíduo
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Nov 30, 2006 8:16 pm
Mensagens: 883
Localização: JF - MG
Bandeira Nacional: Brazil
Entrevista de peso. Parabéns pelo auto-controle e dedicação.

[ ]s



_________________
1:64 e 1:43
Offline
 Perfil  
 
 Título: Re: Entrevista Sphinx
MensagemEnviado: Sáb Mar 08, 2008 5:45 pm 
Aficionado
Aficionado
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Nov 30, 2006 5:50 pm
Mensagens: 3542
Localização: Rio de Janeiro_RJ
Bandeira Nacional: Brazil
Definitavement o questionário não foi preenchindo após uma fungadinha de éter nem durante os plácidos minutos aguardando a chegada da pizza...



_________________
Sergio Luis dos Santos
Rio de Janeiro - Brasil
Offline
 Perfil  
 
 Título: Re: Entrevista Sphinx
MensagemEnviado: Sáb Mar 08, 2008 5:52 pm 
Administrador
Administrador
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Nov 30, 2006 9:52 am
Mensagens: 8578
Localização: Curitiba
Bandeira Nacional: Brazil
Sergio Luis dos Santos escreveu:
Definitavement o questionário não foi preenchindo após uma fungadinha de éter nem durante os plácidos minutos aguardando a chegada da pizza...


:mrg: :mrg: :mrg:



_________________
Imagem
Imagem
Visite a minha coleção: http://www.mundoemminiatura.com.br/cole ... colecao=10
Offline
 Perfil  
 
 Título: Re: Entrevista Sphinx
MensagemEnviado: Dom Mar 09, 2008 4:07 pm 
Entusiasta
Entusiasta
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Jan 20, 2007 9:59 pm
Mensagens: 1489
Localização: Campinas-SP-Brasil
Bandeira Nacional: Brazil
Eu, como cursante do "primeiro grau do dies-cast" gostei muito da entrevista.
Pelo que leio sobre o Sphinx aqui no site previa laudas e laudas, como disse o Rodrigo.
Mas as respostas "sensillas" são ótimas.
Exceção a da pergunta 3 que eu tive que ler umas 5 vezes... :mrg: :mrg: :mrg:

Abraço a todos...



_________________
Imagem
Offline
 Perfil  
 
 Título: Re: Entrevista Sphinx
MensagemEnviado: Ter Mar 11, 2008 7:39 am 
Entusiasta
Entusiasta
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Dez 01, 2006 8:42 am
Mensagens: 1794
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil.
Bandeira Nacional: Brazil
Obrigado a todos.
Bem não me alongei nas respostas, por dois motivos:
1- Estou cheio de trabalho e tive que me deter (para responder) somente no horário do almoço;
2- Em homenagem ao Don Bob Tumminelli tentei, e consegui, não ultrapassar a 8ª linha nas respostas. Assim, ele e outros poderão ler tudo, rs, rs, rs...
Sphinx

LUW, isto aconteceu por uma tendência acadêmica, rs, rs, rs...
É que de tanto viver emerso no universo docente e discente transportei (para a entrevista) os diferentes níveis de colecionadores para o universo da sala-de-aula.
Acho que é um modo de poder fazer colocações, sobre os diversos níveis de colecionadores, sem desvaloriar a turma.
Tratando assim, pode-se visualizar que a evolução chegará a todos no devido tempo. É só uma questão de fluência no hobby para que o colecionador vá se "educando", e por consequência, passando de ano no colégio die-cast...
Sphinx



_________________
ACoMDERJ: visite em http://acomderj.dccvm.com
Imagem
Offline
 Perfil  
 
 Título: Re: Entrevista Sphinx
MensagemEnviado: Ter Mar 11, 2008 9:04 am 
Entusiasta
Entusiasta
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Dez 02, 2006 8:41 pm
Mensagens: 1901
Localização: Rio de Janeiro
Grande Esfinquis, boas falas :D
O nosso professor aos sábados no Orquidário.
E os lepidópteros?
Voce não falou deles...
:mrg: :mrg: :mrg:



_________________
José Rodrigo Octavio
Imagem
Offline
 Perfil  
 
 Título: Re: Entrevista Sphinx
MensagemEnviado: Ter Mar 11, 2008 5:45 pm 
Entusiasta
Entusiasta
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Dez 01, 2006 8:42 am
Mensagens: 1794
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil.
Bandeira Nacional: Brazil
Rapaz é mesmo uma lástima!
Tinha tudo haver, ainda mas, quando o Doc. descubriu a razão para o meu desespero no que tange aos parafusos da nossa IXO!
Ele diz que é a "Lei do Retorno".
Explico: Por causa da grande quantidade de impalação que fiz em borboletas todos estes anos, eu agora mereço o castigo de ter os parafusos impalando as miniaturas de um modo que sempre me traz problemas...
Hum... Será que ele está certo!
Sphinx



_________________
ACoMDERJ: visite em http://acomderj.dccvm.com
Imagem
Offline
 Perfil  
 
 Título: Re: Entrevista Sphinx
MensagemEnviado: Ter Mar 25, 2008 7:47 am 
Aficionado
Aficionado
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Nov 30, 2006 5:15 pm
Mensagens: 3835
Localização: Corupá-SC
Grande Sphinx, bel´´issima entrevista, obrigadão!!!



_________________
Abraço,
Imagem
Offline
 Perfil  
 
 Título: Re: Entrevista Sphinx
MensagemEnviado: Dom Abr 06, 2008 10:14 pm 
Entusiasta
Entusiasta
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Dez 01, 2006 8:42 am
Mensagens: 1794
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil.
Bandeira Nacional: Brazil
Ok Fabio.
O que eu gsotei mesmo foi do sensillas aí do colega Fangio.
Rs, rs, rs...
Foi uma experiência legal, valeu!
Sphinx



_________________
ACoMDERJ: visite em http://acomderj.dccvm.com
Imagem
Offline
 Perfil  
 
 Título: Re: Entrevista Sphinx
MensagemEnviado: Dom Abr 20, 2008 8:13 pm 
Master
Master
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Dez 01, 2006 9:16 am
Mensagens: 6764
Localização: Ribeirão Preto - SP
Bandeira Nacional: Brazil
Sphinx, quando você resolve escrever pouco, faz bonito ao cubo! :D

Com um atraso de meses consegui escrever a minha entrevista e, lendo agora a sua, vejo o quanto de pasto ainda tenho de ingerir pra poder ter essa sua visão tão bacana do hobby. O pior é que estou sendo punido pelo Marcos, que a publicará numa incerta data futura não divulgada. :(

Agora sem essa trairagem de ficar bajulando o automobilismo, tua praia é o diecast, viu rapaz?! ;)

Abraço,
Leo



_________________
Imagem ImagemImagem
Offline
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
 Página 1 de 3 [ 31 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  

cron