Pesquisa avançada

Bem-vindo: Qui Mar 28, 2024 3:55 pm


Todos os horários são GMT - 3 horas

 

 




 Página 2 de 3 [ 31 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Re: Entrevista Sphinx
MensagemEnviado: Dom Abr 20, 2008 8:37 pm 
Aficionado
Aficionado
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Dez 04, 2006 6:58 am
Mensagens: 4538
Localização: Santo André - São Paulo
Bandeira Nacional: Brazil
Muito bacana a sua entrevista !! Gostei da forma objetiva e direta !! Um abraço, Marcelo.



_________________
Imagem A Man's HOME is his CASTLE but his GARAGE is his SANCTUARY
Offline
 Perfil  
 
 Título: Re: Entrevista Sphinx
MensagemEnviado: Seg Abr 21, 2008 6:03 am 
Master
Master
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Dez 08, 2006 2:57 pm
Mensagens: 8693
Localização: Sorocaba SP
Bandeira Nacional: Brazil
Sphinx, ótima a sua entrevista! :D Muito simpático, amigo.
Só não entendi o "chato para os padrões atuais" :roll:

Temos praticamente a mesma "quilometragem" de vida. E, sem querer criar
polêmica, coisa que detesto, tenho a tranquilidade de dizer a vc que
hoje, pouco me importam os "padrões" (se é que existem).
Prefiro o "padrão" simples, direto e honesto, como o amigo foi em sua
entrevista.
Obrigado por nos deixar conhecê-lo melhor.

Um abraço,

Dirceu.



_________________
Imagem
Offline
 Perfil  
 
 Título: Re: Entrevista Sphinx
MensagemEnviado: Seg Abr 21, 2008 3:37 pm 
Entusiasta
Entusiasta
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Dez 01, 2006 8:42 am
Mensagens: 1794
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil.
Bandeira Nacional: Brazil
Ok, Dirceu.
Mas, como eu dizia...

Bem creio muito no ditado que diz que o mundo é, ou será um dia (rs, rs, rs...), daqueles que se reconhecem!
Como no meu dia a dia, em todos os lugares (aqui, nos outros hobbies, no trabalho em casa, etc...) quando a pessoas tem que "eleger" o chato para isto, ou aquilo, acabam me designando pelo fato de eu pegar sempre nos detalhes das coisas. Assim, acabo sempre como candidato vitorioso ao cargo de "chatonildo".
Fazer o que né...
Daí por estar fora dos padrões superficiais do momento, eu sou o chato mor!
Rs, rs, rs...
Porém sendo otimista...
Melhor chato do que outros títulos!
Daí vestir a camisa da chatice com louvor, rs, rs, rs...

Hum...
Que chato ter de contar isso né, rs, rs, rs...
abraço,
Sphinx



_________________
ACoMDERJ: visite em http://acomderj.dccvm.com
Imagem
Offline
 Perfil  
 
 Título: Re: Entrevista Sphinx
MensagemEnviado: Seg Abr 21, 2008 3:53 pm 
Master
Master
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Dez 08, 2006 2:57 pm
Mensagens: 8693
Localização: Sorocaba SP
Bandeira Nacional: Brazil
Há chatos e chatices bem maiores, meu velho... rsrs

Abraço.



_________________
Imagem
Offline
 Perfil  
 
 Título: Re: Entrevista Sphinx
MensagemEnviado: Seg Abr 21, 2008 3:58 pm 
Master
Master
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Dez 01, 2006 9:16 am
Mensagens: 6764
Localização: Ribeirão Preto - SP
Bandeira Nacional: Brazil
Sphinx, como me identifico com o seu "chatonildo way of life" devo ser um tremendo chato também. Acontece que sou muito feliz do exato jeito que eu sou, será que o padrão superficial me daria essa auto-confiança? ;)

Abraço, viva os chatos,
Leo



_________________
Imagem ImagemImagem
Offline
 Perfil  
 
 Título: Re: Entrevista Sphinx
MensagemEnviado: Seg Abr 21, 2008 4:18 pm 
Master
Master
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Dez 08, 2006 2:57 pm
Mensagens: 8693
Localização: Sorocaba SP
Bandeira Nacional: Brazil
Sphinx escreveu:
Ok, Dirceu.
Mas, como eu dizia...

Bem creio muito no ditado que diz que o mundo é, ou será um dia (rs, rs, rs...), daqueles que se reconhecem!
Como no meu dia a dia, em todos os lugares (aqui, nos outros hobbies, no trabalho em casa, etc...) quando a pessoas tem que "eleger" o chato para isto, ou aquilo, acabam me designando pelo fato de eu pegar sempre nos detalhes das coisas. Assim, acabo sempre como candidato vitorioso ao cargo de "chatonildo".
Fazer o que né...
Daí por estar fora dos padrões superficiais do momento, eu sou o chato mor!
Rs, rs, rs...
Porém sendo otimista...
Melhor chato do que outros títulos!
Daí vestir a camisa da chatice com louvor, rs, rs, rs...

Hum...
Que chato ter de contar isso né, rs, rs, rs...
abraço,
Sphinx


Feliz de nós sermos uns "chatos" , meu velho.
Quem tem coragem de dizer o que pensa, o que sente, não fica dando voltas,
como beata em sacristia, não tem nada a provar a ninguém,
que rotulem como bem entenderem.

Abraço do outro "chato".



_________________
Imagem
Offline
 Perfil  
 
 Título: Re: Entrevista Sphinx
MensagemEnviado: Seg Abr 21, 2008 4:31 pm 
Aficionado
Aficionado
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Dez 04, 2006 6:58 am
Mensagens: 4538
Localização: Santo André - São Paulo
Bandeira Nacional: Brazil
:( Infelizmente pessoas conservadoras, corretas e detalhistas muitas vezes são confundidas com pessoas chatas.



_________________
Imagem A Man's HOME is his CASTLE but his GARAGE is his SANCTUARY
Offline
 Perfil  
 
 Título: Re: Entrevista Sphinx
MensagemEnviado: Seg Abr 21, 2008 6:04 pm 
Master
Master
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Dez 08, 2006 2:57 pm
Mensagens: 8693
Localização: Sorocaba SP
Bandeira Nacional: Brazil
modellautos escreveu:
:( Infelizmente pessoas conservadoras, corretas e detalhistas muitas vezes são confundidas com pessoas chatas.

Marcelo, é exatamente isso o que acontece hoje em dia.
Tal como o amigo da entrevista, temos os nossos valores, o respeito
a todos, as atitudes corretas.
Acredito ser um presente do Bom Deus, a época e os valores que vivemos
e que temos como nosso maior tesouro. Coisas que o tempo não vai mudar.

Abraços,

Dirceu.



_________________
Imagem
Offline
 Perfil  
 
 Título: Re: Entrevista Sphinx
MensagemEnviado: Seg Abr 21, 2008 8:38 pm 
Assíduo
Assíduo
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Fev 24, 2008 9:51 pm
Mensagens: 845
Localização: Rio de Janeiro
Bandeira Nacional: Brazil
Sphinx,

Muito legal a sua entrevista! :D

Aprendi bastante sobre cuidados a tomar, não só com as miniaturas, mas também com a questão da escala... ainda tenho muito o que decidir e resolver, neste aspecto, quanto ao que fazer na minha modesta coleção, que tá só começando!

Acima de tudo, valeu conhecê-lo melhor! Sabe, quando vc. comentou sobre aquela coleção de insetos aqui no MM, percebi "de cara": além de ter consciência ecológica, o Sphinx é entomologista! Somos colegas de profissão (trabalho com meio ambiente), sabia?

Também considero verdadeiras "chatices", muitas coisas da minha maneira de ser, mas é que isto vem lá dos tempos do Darwin, tá nos detalhes de observar como se dá o processo evolutivo, como se comportam as leis da Natureza e procurar fazer com que o mundo melhore, insistindo na busca de que tais leis prevaleçam (boa desculpa, gostou? ;) ), concorda? :lol:

Já escrevi demais, tão vendo só? :roll:
Prezado Sphinx, a gente ainda se encontra e, certamente, se lê... :)
Grande Abraço,



_________________
Imagem
Offline
 Perfil  
 
 Título: Re: Entrevista Sphinx
MensagemEnviado: Ter Abr 22, 2008 7:44 pm 
Entusiasta
Entusiasta
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Dez 01, 2006 8:42 am
Mensagens: 1794
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil.
Bandeira Nacional: Brazil
Bem já que encontro eco por aqui, eu vou colocar uma "questão exemplo", neutra (porque nada tem haver com miniaturas e caros) onde minha chatice foi além do limite, segundo a opinião de outros...
Ela vai servir de avaliação, por vocês aí a respeito de coisas que defendo, de modo tradicional, e pelas quais "levo cipoadas", que ultrapassam até o grau da chatice e entram em outros campos...
Nesta em questão fui classificado em um degree que foi: de modo light chato tradicional á racista em potencial!
Bem vamos a ela...

Corria o ano de 2006 (eu acho, quase certeza), e Lewis Hamilton já era uma figura cuja a especulação se tornava uma coisa sólida em termos de vir a pilotar uma carro de F1.
Caras, em um outro fórum, debatiam a questão de um negro finalmente pilotar um F1, quando um deles saiu, infelizmente com uma opinião, ou gracinha racista...
Imediatamente um sujeito bem intencionado, mas, mal informado defendeu o jovem inglês muito bem por sinal, mas, pecou no seu discurso ao dizer, na sua conclusão que o homem não tinha raças, ou algo similar (desculpem, mas, já vai um tempo...). Dizia o forista que todos os homens seriam apenas de uma raça, a raça humana.

Neste ponto entrei no papo e disse que como biólogo, tecnicamente a espécie Homo sapiens sapiens teria sim raças e que a Sistemática e/ou a Taxonomia (são sub-ciências ou disciplinas da Biologia) de espécies animais já conceituava sobre isto desde idos tempos em seus Congressos de Zoologia.
Para os mais interessados digo que no passado, após o último táxon vigente, o da subespécie, tínhamos inclusive a designação para raças e variações, como existe até hoje na Botânica.
Só que com o tempo os Zoólogos chegaram a conclusão que a última designação deveria ser a da subespécie, que hoje inclusive está sendo colocada em cheque. Mas, isto é uma chatice técnica que não interessa a vocês.
Vamos retornando...
Assim, disse que as raças de Homo sapiens sapiens, são aquelas que (os mais antigos aqui vão lembrar) estudamos no colégio da então matéria de Educação Moral e Cívica, lá pelos idos de 70 e poucos.
Logo, o homem tem sim indivíduos cujo fenótipo (aperência externa do genótipo) apresenta e variações básicas, a saber, ou relembrar: caucasóide, negróide e asiático, que em tal matéria, afim de ensinar jovens de 12 a 16 anos, eram citados como: branca, negra e amarela.
E mais... Nós estudávamos também a situação mestiça, ou de miscigenação entre estas raças onde apareciam os indivíduos mestiços como: mulato (branco + negro), mameluco (branco + índio) e cafuzo (negro + índio).

Bem após isto o defensor de Hamilton só faltou me crucificar insistindo na sua tese de raça única e dizendo que estes detalhes estudados por mim, e muitos, eram detalhes de uma matéria imposta pela então ditadura (o que bem sabemos, mas, que não pode ser vinculado a uma suposta teoria racista implantada por eles os militares. Eles podem ser acusados de muitas coisas mais disto, seria uma barbaridade).
Neste ponto eu disse a este cara ele estava parecendo o Fox Murder da série X-Files, ou seja, vendo teorias de conspiração por todos os lados, rs, rs, rs...
E mais!
Eu disse que insistir na "tese do único" para o homem, isto sim é cair ou se aproximar de coisas perigosas como teorias que só reconhecem uma única raça, que por sua vez, todos nós sabemos por quais campos perigosos os que pensaram assim levaram a humanidade.
Aí, meus caros o cara pulou nos tamancos e logo me fuzilou:
- O Sphinx estás a sugerir que eu sou nazista, logo eu que estou a defender os negros!
E eu logo falei:
- Não! Só disse que a defesa de uma única raça para a espécie em questão já foi usada deturpadamente para outros fins pouco amistosos.
E, além disso, vamos a outro prisma já que este não funcionou...
Digo que encarar o multirracial é melhor que se fechar na teses no mono racial, mesmo que elas tenham a boa intenção de tentar diminuir a segregação existente.
É muito bom por vários aspectos que o homem seja “composto” por raças, e que estas raças se misturem elevando assim, o “leque” genético de uma população. Indivíduos sem esta opção são normalmente espécies que perecem durante a “corrida da vida”. A diversidade gerada pelo intercâmbio racial deve ser uma meta a ser procurada, pois, ela eleva a possibilidade de “sustentação” das espécies perante a seleção natural.
Quem cria cães sabem da fragilidade dos animais de raça pura e da resistência dos vira-latas.
E de onde vem a resistência?
Ora da miscigenação seguida pela triagem que os senhores Darwin e Wallace bem colocaram.
Por fim, caro fulano (o cara de lá do outro fórum), creio ainda que, socialmente devemos assumir as diferenças e não mascará-las como se fosse um remédio para se evitar a segregação.

Bem a partir daqui a coisa descambou totalmente e o para o cara eu virei um BioZootecnicista chatíssimo que estava querendo impor detalhes afim de criar uma justificativa pseudocientífica que levaria a uma corrente racista....
Neste ponto, a coisa deixava de ser um embate tipo die-cast é com hífen ou sem, e ingressava no campo da batalha virtual quase pessoal....

Mas, o que eu podia fazer?
Deixar de lado o que eu aprendi e vivencio no dia a dia em uma instituição de pesquisa com 190 anos?
Fingir que não fui à escola?
E isto para quê?
Aceitar uma coisa torta inventada por sociólogos a fim de apaziguar artificialmente as diferenças entre os homens.
Isto para mim era tese em detalhes ou tampar o sol com a peneira.
Não teve jeito...
Não cedi e virei o chato mor mais uma vez.
Quanto ao papo, como também sou adepto do provérbio: "...Quando um não quer dois não brigam..." deixei de postar, com regularidade pois por vezes há a presença de amigos, nos post que o cara está presente.
Rs, rs, rs...
Sphinx



_________________
ACoMDERJ: visite em http://acomderj.dccvm.com
Imagem
Offline
 Perfil  
 
 Título: Re: Entrevista Sphinx
MensagemEnviado: Ter Abr 22, 2008 7:57 pm 
Entusiasta
Entusiasta
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Dez 01, 2006 8:42 am
Mensagens: 1794
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil.
Bandeira Nacional: Brazil
Putz, o Tummi não vai ler...
Passei e muito da 8ª linha, rs, rs, rs...
Sphinx



_________________
ACoMDERJ: visite em http://acomderj.dccvm.com
Imagem
Offline
 Perfil  
 
 Título: Re: Entrevista Sphinx
MensagemEnviado: Ter Abr 22, 2008 10:11 pm 
Master
Master
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Dez 01, 2006 9:16 am
Mensagens: 6764
Localização: Ribeirão Preto - SP
Bandeira Nacional: Brazil
Sphinx, obrigado pela bela aula, um post longo que vale cada vírgula. Aprendi muito dessa vez! :D

Abraço,
Leo



_________________
Imagem ImagemImagem
Offline
 Perfil  
 
 Título: Re: Entrevista Sphinx
MensagemEnviado: Ter Abr 22, 2008 10:57 pm 
Assíduo
Assíduo
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Fev 24, 2008 9:51 pm
Mensagens: 845
Localização: Rio de Janeiro
Bandeira Nacional: Brazil
Sphinx escreveu:
... É muito bom por vários aspectos que o homem seja “composto” por raças, e que estas raças se misturem elevando assim, o “leque” genético de uma população


É isso aí, Sphinx!

Deixar que insistência numa convicção do conhecimento (pode ser de uma simples denominação, de um conceito reconhecido, até de uma tese prá lá de comprovada), seja confundida com "chatice"... aí também já é demais! :x

Embora eu prefira 1000 x lidar com recursos naturais, vou citar outro exemplo aqui, mal comparando: em termos de manejo de agroecossistemas, mesmo numa monocultura como a da cana-de-açúcar, o desenvolvimento de Variedades, por meio do "melhoramento" genético é fundamental, para se obter maior produtividade e aumentar a resistência às pragas e doenças... então, calar a boca ao ouvir dizer que cana é tudo a mesma coisa, seria indiferença! Por outro lado, debater a questão, citar alguns exemplos de Variedades, instigar a busca do conhecimento científico, vira "chatice"... :roll:

Parabéns por insistir em fazer valer a idéia, que inclusive aponta prá vantagem de se variar!

Abraços,



_________________
Imagem
Offline
 Perfil  
 
 Título: Re: Entrevista Sphinx
MensagemEnviado: Qua Abr 23, 2008 10:06 am 
Entusiasta
Entusiasta
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Dez 01, 2006 8:42 am
Mensagens: 1794
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil.
Bandeira Nacional: Brazil
É isso aí, caríssimos!
Heitor é mais que certo, misturar as variações de uma espécie é achave para uma espécie melhor em todos os aspectos!
Seja planta, animais, fungo, etc...
Assim, até filosoficamente nota-se o erro que é moldar o homem como mono racial só para justificar uma não discriminação!
Como vamos compreender os outros se nos isolamos deles!!!

Mas, insistindo, o que mais me assustou no tal debate foi que o cara também tinha plena fé no tal conceito Sociológico que tratava do homem como um ser que deveria ser mono racial, a fim de que, isto funcione como um freio as distinções raciais.
Até reconheço que é nobre a causa, mas, como dar credibilidade a ela se outras ciências falam o contrário...

Outra.
Creio ainda que o problema da discriminação está fixado também em se considerar demais a questão racial, pelo aspecto imaginário de que é muito ruim que o homem tenha diferentes raças.
As pessoas têm um espécie de alergia em tratar o assunto as claras e vão maquinado o problema, com conceitos ou pontos de vista, na tentativa de não provocar a hiper-sensibilidade de alguns ou de grupos.
Uma coisa mais ou menos como a que rola em relação aos idosos.
Somos por vezes cheios de gentilezas com eles (os idosos) mais na hora do real, mostramos como somos. Ou seja, as tais gentilezas funcionam como teses para tampar o sol com a peneira, similar a se dizer que o homem é mono racial para se evitar a ira de alguma minoria racial.

O que nós temos que pensar é que somos uma espécie!
Aí é que deve residir o conceito do UNO.
Se pensássemos que somos uma "coisa" de "base genética" igual por todo o planeta com aqueles mesmos 46 cromossomos, ou como alguns preferem 23 pares, não daríamos muita importância as variações externas desses cromossomos que por hora observamos.
Em fim, há que se considerar mais a espécie do que as raças.
Mas, que tal espécie é composta por raças isso também é verdade!
O que devemos, em termos sociais, REPITO, é desconsiderar a importância das raças (aliás, como já fazemos em Sistemática Zoológica) para creditar a importância da espécie, Homo sapiens sapiens.
Embora por vezes não nos parece tal espécie muito sapiens, não é mesmo!
Mais isto é um outro assunto, talvez para ou outro post.
Rs, rs, rs...
Sphinx



_________________
ACoMDERJ: visite em http://acomderj.dccvm.com
Imagem
Offline
 Perfil  
 
 Título: Re: Entrevista Sphinx
MensagemEnviado: Qui Abr 24, 2008 11:40 pm 
Assíduo
Assíduo
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Fev 24, 2008 9:51 pm
Mensagens: 845
Localização: Rio de Janeiro
Bandeira Nacional: Brazil
Citação:
Embora por vezes não nos parece tal espécie muito sapiens, não é mesmo!

É mesmo! Em termos de conhecimentos científico e tecnológico, até que tem havido evolução... da Humanidade.
Mas, convenhamos, o Homo sapiens sapiens tá cada vez mais Homeu umbiguiens maisdeningueins :x

Abraços,



_________________
Imagem
Offline
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
 Página 2 de 3 [ 31 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  

cron