Pesquisa avançada

Bem-vindo: Qui Mar 28, 2024 9:29 am


Todos os horários são GMT - 3 horas

 

 




 Página 2 de 4 [ 46 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
Autor Mensagem
 Título:
MensagemEnviado: Seg Mar 14, 2011 9:56 pm 
Master
Master
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Mai 19, 2008 11:21 pm
Mensagens: 8145
Localização: SANTO ANDRE
Bandeira Nacional: Brazil
Excelente dica!!! Pratica, barata e com ótimo resultado!!!
VALEU!!!



_________________
Imagem
Offline
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Ter Mar 15, 2011 10:45 am 
Entusiasta
Entusiasta
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Mar 08, 2011 10:06 pm
Mensagens: 1846
Bandeira Nacional: Brazil
boa dica,
eu uso a capa de processos lá do juizado.
Ela é branca, mas com a vantagem q é plastificada, e dá o reflexo da mini no "chão"
E uso o detalhe de colocar uma parte na parede.
Quanto à luz, é parte fundamental.

Eu faço as fotos ao ar livre, com a luz da manha, ou a partir das 16hs, sem o flash.

Abcs



_________________
Imagem
Offline
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Sáb Mar 26, 2011 6:40 pm 
Entusiasta
Entusiasta
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Jul 21, 2010 9:06 pm
Mensagens: 1436
Localização: Montes Claros/MG
Bandeira Nacional: Brazil
Excelentes dicas!!!! A da cartolina é bem barata e super prática!!! Valeu!!! beer


Offline
 Perfil  
 
 Título: Re: Melhorando as fotos das minis
MensagemEnviado: Seg Set 05, 2011 2:30 pm 
Assíduo
Assíduo
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Jan 06, 2011 4:48 pm
Mensagens: 999
Localização: Cuiaba - Mato Grosso
Bandeira Nacional: Brazil
Gostaria de alguma idéia de quem sabe mais do que eu em matéria de fotos, eu tenho uma camera canon SX100is como essa aí de baixo.
Imagem
Nas fotos que tiro das minis, tento sempre chegar o mais próximo possível para poder pegar bem os detalhes, e pra isso faço muito o uso do modo "macro" da camera. O problema é que em modo macro, as fotos sempre ficam desfocadas no fundo, o que não deixa uma imagem, digamos, 100% da mini. Vejam...
Imagem

Já tentei usar o zoom (10x optico), foco manual, zoom com macro, etc. e não consegui melhorar a foto, então apelo aos "cobras" do fórum. Alguma idéia?? :?

A foto em questão é de um Barracuda 1971, da Matchbox em escala 1:43.



_________________
Abraços. Bruno

Imagem
Offline
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Seg Set 05, 2011 3:14 pm 
Administrador
Administrador
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Set 07, 2008 9:45 pm
Mensagens: 11490
Localização: Florianópolis - SC
Bandeira Nacional: Brazil
isto é o foco mesmo.
A máquina dá o foco em um ponto da mini, portanto, o outro ficará desfocado.
Tenta deixar o foco no meio da imagem, o q desfocará menos um canto do q o outro.
Se sua máquina tiver aqueles quadradinhos verdes no visor, ali é onde está o foco.
Com foco manual, q vc disse q já usou, deveria resolver.



_________________
Imagem

Coleção completa: http://aquinocollection.weebly.com/
Offline
 Perfil  
 
 Título: Re: Melhorando as fotos das minis
MensagemEnviado: Seg Set 05, 2011 3:20 pm 
Assíduo
Assíduo
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Jan 06, 2011 4:48 pm
Mensagens: 999
Localização: Cuiaba - Mato Grosso
Bandeira Nacional: Brazil
Carlos Aquino escreveu:
Tenta deixar o foco no meio da imagem, o q desfocará menos um canto do q o outro.

É o que eu já tentei fazer com o foco manual, mas vou experimentar em conjunto com o zoom pra ver se dá alguma diferença. Obrigado pela atenção.



_________________
Abraços. Bruno

Imagem
Offline
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Seg Set 05, 2011 4:57 pm 
Moderador
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Jun 13, 2011 12:03 am
Mensagens: 4979
Localização: Recife - PE
Olá brvalin, para resolver esse problema de foco você tem que aumentar a profundidade de campo.

Tenta colocar a câmera no seletor em modo de prioridade para abertura (A), pode usar normalmente a opção macro.
Depois ajusta a abertura (f) para o maior valor, deve ser 8 na sua câmera.

Essa configuração vai resolver seu problema de foco, mas as fotos ficarão um pouco mais escuras e com maior possibilidade de sairem tremidas, é assim mesmo que funciona.

Para resolver a iluminação, além de aumentar a quantidade de luz colocando literalmente mais fontes de luz na miniatura, pode aumentar a exposição (EV) (dentro do modo (A)), ou aumentar o ISO usado na câmera (nas opções gerais da câmera).
Caso as fotos saiam tremidas, pode usar um mini tripé e deixar a câmera fixa, mas isso não deve ser problema.

Coloquei um link no início do tópico caso tenha interesse sobre a teoria.
Depois diz como as fotos ficaram ok.
Abraço



_________________
>Visite a Coleção MCF
>Vencedores de Le Mans na 1:18
Imagem
Offline
 Perfil  
 
 Título: Re: Melhorando as fotos das minis
MensagemEnviado: Ter Set 06, 2011 12:00 pm 
Sênior
Sênior

Registrado em: Ter Out 21, 2008 2:08 am
Mensagens: 11389
Marcelo,qual é a câmera q você usa ?
abs


Offline
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Ter Set 06, 2011 2:07 pm 
Entusiasta
Entusiasta
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Mar 08, 2011 10:06 pm
Mensagens: 1846
Bandeira Nacional: Brazil
um segredo:
tirar a foto com a máquina distante 2 metros (+ ou -) e aproximar com o Zoom.
Use tripé!

E luz, muita luz.
Fotos internas então, se vc fizer a foto à luz natural, no meio da manhã, nem precisa flash!
A MC12 quando fotografei, eu tirei uma das portas e fotografei na janela, à luz natural.



_________________
Imagem
Offline
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Ter Set 06, 2011 2:09 pm 
Moderador
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Jun 13, 2011 12:03 am
Mensagens: 4979
Localização: Recife - PE
Fala Nuno, maioria das fotos estava usando uma Sony DSC-V1 de 2003.
Imagem

Nas últimas comecei a usar uma Nikon P500.
Imagem

Nessa categoria, compacta com algumas funcionalidades, a Canon SX30 IS é considerada a melhor custo/benefício.
Imagem

Abraço



_________________
>Visite a Coleção MCF
>Vencedores de Le Mans na 1:18
Imagem
Offline
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Sex Set 09, 2011 6:10 pm 
Aficionado
Aficionado
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Ago 27, 2009 2:27 pm
Mensagens: 3231
Localização: Belo Horizonte/ Minas Gerais
Bandeira Nacional: Brazil
Essa Canon to namorando a algum tempo já, to querendo que vire casamento hehehe
To esperando algum amigo ir pra fora e pedir pra que venha na bagagem, porque comprar aqui no Brasil ta fogo viu....



_________________
Imagem
Offline
 Perfil  
 
 Título: Re: Melhorando as fotos das minis
MensagemEnviado: Sáb Set 10, 2011 3:50 pm 
Assíduo
Assíduo
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Jan 06, 2011 4:48 pm
Mensagens: 999
Localização: Cuiaba - Mato Grosso
Bandeira Nacional: Brazil
E aí pessoal, tudo beleza?
Andei fazendo uns testes com a camera e as dicas do Marcelo (muito agradecido véio) e já dei uma melhorada, falta muito ainda pra dizer que SEI fotografar, mas já é uma melhora. Dá uma olhada...
Imagem
Nessa foto foi usada uma abertura do diafragma no valor de 5.0, ISO 400 e compensação de exposição de - 0,3 (redução da claridade), notem que há maior incidência de luz (natural) no lado direito da foto. Não lembro se estava em modo macro, mas é provável que sim.

Nessa outra, a abertura era F/8, ISO 400 e compensação 0.0, sem uso de macro. Outro detalhe, todas as fotos foram tiradas com a câmera na mão, porém com um pouco de apoio no tablado onde estão as minis. Nesse ponto a câmera ajuda, pois tem um estabilizador de imagem interno.
Imagem

No mais, agradeço a ajuda de todos, e vou continuar os "estudos" pra melhorar ainda mais.



_________________
Abraços. Bruno

Imagem
Offline
 Perfil  
 
 Título: Re:
MensagemEnviado: Sáb Set 10, 2011 4:27 pm 
Moderador
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Jun 13, 2011 12:03 am
Mensagens: 4979
Localização: Recife - PE
Murta Collection escreveu:
Essa Canon to namorando a algum tempo já, to querendo que vire casamento hehehe
To esperando algum amigo ir pra fora e pedir pra que venha na bagagem, porque comprar aqui no Brasil ta fogo viu....

Eu só não escolhi a Canon Murta pq queria ter uma Nikon, mas todo mundo elogia muito a SX30 IS.
Comprei a minha na Digital Cam dividem em até 10x sem juros no cartão de crédito pelo Pagamento Digital.
Fui recomendado em fóruns de fotografia sobre a loja, responderam todas minhas perguntas prontamente por e-mail e confirmaram que a câmera estava em estoque.
Paguei de manhã e no outro dia de tarde já estava com a câmera em casa, na caixa original novinha em folha.
Não bate o preço de um "Amigo vindo de Miami Express" :D , mas gostei muito do serviço deles.

brvalin escreveu:
E aí pessoal, tudo beleza?
Andei fazendo uns testes com a camera e as dicas do Marcelo (muito agradecido véio) e já dei uma melhorada, falta muito ainda pra dizer que SEI fotografar, mas já é uma melhora. Dá uma olhada...

Que salto de qualidade hein Bruno, parabéns.
Legal mesmo foi ver que você já está por dentro das configurações e entendeu como funciona. :well:
Abraço



_________________
>Visite a Coleção MCF
>Vencedores de Le Mans na 1:18
Imagem
Offline
 Perfil  
 
 Título: Re: Melhorando as fotos das minis
MensagemEnviado: Sex Set 16, 2011 12:06 am 
Membro Recente
Membro Recente
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Set 08, 2011 9:14 pm
Mensagens: 34
Localização: Rio de Janeiro, RJ
Bandeira Nacional: Brazil
Vários colegas aqui deram dicas super válidas, como fundo branco usando cartolina (pois superfícies brancas ajudam a "espalhar" a luz incidente nelas e iluminar mais as minis) e algumas técnicas básicas de fotografia.

Eu uso uma câmera compacta mesmo, mas que é excelente (Samsung S85), que faz macros a 1cm de distância e tem modo manual de exposição. Uso um bloco A3 de papel canson branco pra criar uma "mini-sala de 3 paredes" e assim, conseguir pegar o máximo de luz rebatida (que ajuda a iluminar a mini por todos os lados). E, claro, tudo isso na sala de frente pra porta, pra pegar bastante luz. Eu gosto de fotografar com o tempo nublado, já que a luz é mais "branca" e uniforme. Dias mais ensolarados ou no entardecer proporciona uma luz mais "amarelada". E, claro, evitem o uso do Flash, ainda mais porque tiramos as fotos de perto, então a chance de estourar alguma parte da foto é grande. Além de esteticamente ser ruim nesse tipo de foto.

Vejam como ficou a foto de uma das minhas minis, usando a câmera no modo macro:

Imagem

Outa dica legal também é ajustar corretamente o equilíbrio de branco na câmera, para que as fotos fiquem com a iluminação correta. Eu não recomendo o equilíbrio de branco automático, a câmera nem sempre acerta. Na minha, eu tenho a opção de regular o balanço de branco manualmente, o que é excelente (aponto a cam pra folha branca e "digo" pra câmera que aquilo é o branco).

E, claro, pra quem sabe usar o Photoshop, também vale dar uma tratada nas fotos depois. Como o programa é uma das minhas ferramentas de trabalho, eu sempre a uso para regular cores, contraste e limpar algumas sujeirinhas (como grãos de poeira e fios de cabelo) que às vezes saem nas fotos, principalmente no modo macro, que capta muitos detalhes minúsculos. Mas não manipulo nem edito nenhum detalhe, preservo todas as características das minis (inclusive as imperfeições).

Vejam essa outra foto em macro a 1cm de distância que fiz da mesma miniatura:

Imagem

Essa mini é a primeira dessa coleção Ferrari da Panini que tá saindo nas bancas, que por sinal é de excelente qualidade, na escala de 1:43 e bastante detalhadas.

Quem quiser perguntar alguma coisa, tô aqui pra ajudar. Não sou fotógrafo profissional, mas lido com fotografia há alguns anos, já que é essencial pro meu trabalho (sou designer gráfico).

Abraços a todos!



_________________
Conheçam meu Tumblr de miniaturas: http://minifrota.tumblr.com

Imagem
Offline
 Perfil  
 
 Título: Re: Melhorando as fotos das minis
MensagemEnviado: Dom Set 18, 2011 8:07 pm 
Sênior
Sênior

Registrado em: Ter Out 21, 2008 2:08 am
Mensagens: 11389
Marcelo,o q eu consigo fazer com a minha Sony W-55 ?


abs


Offline
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
 Página 2 de 4 [ 46 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  

cron