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 Regras para exposição no Museu Conde de Linhares 
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 Título: Regras para exposição no Museu Conde de Linhares
MensagemEnviado: Ter Mar 23, 2010 11:11 pm 
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A pedido do Bosco, este tópico servirá para se estabelecerem as regras gerais para participação nas exposições mensais do MMRJ no Museu Cd. de Linhares. O primeiro esboço para um Regimento Interno é esse abaixo:

    Da participação na exposição:
  • Para o MMRJ e para os visitantes o horário de exposição é de 9:00 às 13:00 horas, com 15 minutos de tolerância, além disso será vedada a participação. Recomenda-se chegar com meia hora de antecedência para a montagem do evento.
  • Só é permitida a exposição de miniaturas dentro das vitrines, e estas por sua vez devem ser do padrão do evento, com medidas de X X X cm, com conectores na cor preta. O custo e o translado destas correm por conta do expositor.
  • Cada expositor poderá ocupar no máximo a área de três vitrines, podendo duplica-la com vitrines de dois andares.
  • Os que forem se ausentar devem avisar com no mínimo 48 horas de antecedência, para que os outros tenham tempo hábil de realocar a exposição de modo a não sobrarem espaços vazios.
  • Será convidado para expor um colecionador visitante por mês, que terá o espaço de uma vitrine, cedida por algum dos membros do MMRJ.

    Da tesouraria:
  • Não serão cobradas mensalidades fixas, mas todas as despesas serão rateadas igualmente entre os expositores.
  • Quaisquer objetos comprados com recursos do MMRJ e que fiquem sob a guarda de terceiros serão cedidos em regime de comodato, não cabendo a doação.

Vamos opinando e dando forma a este primeiro esqueleto.

Abraço,
Leo

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MensagemEnviado: Qua Mar 24, 2010 12:20 am 
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Já vou colocando a primeira sugestão:

Um meio termo em relação a padronização, mesmo sabendo que o nosso espaço é reduzido e logicamente, para alcançarmos um nível profissional deveremos anvançar, no que já estamos em curso. Lembrando que estou satisfeito com as vitrines.

Digo isso, pois penso que o nosso "upgrade" organizacional, deve ser agregador como sempre foi a idéia original das exposições e vejo que nesses últimos eventos alguns amigos não estão mais comparecendo, sei que cada um tem suas realidades, mas creio que deveríamos ser um pouco ( digo um pouco, a título de testar novas idéias pois estamos ainda em crescimento.. ) flexíveis, pois muito não estão com as condições logísticas ( no caso o transporte das vitrines, no meu caso tenho ajuda, mas acho que alguns não devem ter a mesma sorte ) e principalmente financeira e nesse segundo item, vejo que uma mensalidade será uma boa saída para a compra de vitrines ( além claro das outras já conversadas, como eventos, viagens, ventiladores e demais dispesas ).

Uma das novas idéias em questão citadas no parágrafo anterior, referentes ao meio termo, por exemplo seria a utilização de galhardetes nos cantos do salão, para aqueles que ainda não podem por enquanto, se utilizarem das vitrines, isso pode até criar um visual diferenciando, principalmente para quem coleciona 1:64, em que culturalmente utiliza-se de tal método, para expor e para até transporte.

Sobre os 2 andares apresentados pelo nosso amigo expositor Renato, eu achei muito interessante, pois além de um ganho considerável de espaço, houve igualmente como a sugestão acima dos galhardetes, um visual diferenciado e muito atraente.

Grande abraço a todos e vamos nos falando beer

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MensagemEnviado: Qua Mar 24, 2010 9:55 am 
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Bom,
mesmo a distância me sinto parte da brincadeira e como tal, na possibilidade de opinar.

Em relação ao que o Leo escreveu, achei interessante, claro que irão aparecer mais idéias, críticas e sugestões, com isso chegaremos a um denominador comum a todos.

Primeiro Item - Achei bastante interessante, pois limita tempo e todos sabem qdo chegar e quando ir, assim pode-se marcar alguma outra coisa sem que fique preso a exposição todo dia, até mesmo por causa do translado.
Segundo Item - Excelente, tudo dentro de vitrines além de mais organizado é inumeras vezes mais seguro, mas ai vai uma sugestão. Vejam o que é necessário em termos de vidro para expor em 2 andares e assim padronizem também estas vitrines para que depois não tenhamos um domingo negro e um cidadão qualquer reclame que o padrão não foi passado.
Terceiro Item - Citei acima o que eu acho para melhorar
Quarto Item - Acho tranquilo o avisar com 48hs de antecedencia. Por mais que esteja corrido o dia, voce tem 15segundos para ligar e dizer "putz, não vou pode ir." depois se explica com calma se assim achar necessário ou enviar um e-mail, todos trabalhamos defrente a um PC.
Quinto Item - Interessante a parte do Convite, ai vai uma sugestão, porque o MMRJ não adquire uma VITRINE para que este convidado possa expor seus modelos em seu próprio espaço? Idéia somente

Tesouraria

Eu particularmente sou contra mensalidades porque isso gera uma obrigação e mais que isso, gera problemas.
Vejam só.
"EU pago, posso exigir e torrar a paciencia"
"EU contribuo expontaneamente quando necessário, assim posso cobrar o que foi acordado naquele momento"
Veja uma diferença imensa entre as duas opções, claro que estou a distância e vocês acham o melhor.

Outra situaçao é o valor da mensalidade, 10, 20, 30 ou 50 reais? Quanto será? Isso vai impactar no orçamento de cada um?
Logo, não pago mensalidade, não posso expor. Isso vale? Se vale, não estariamos tornando o MMRJ um clube fechado?

Bom,
essas são algumas considerações que eu tenho a fazer sobre o que o Leo escreveu e que engloba no geral o que o Fast disse.

Abraços

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MensagemEnviado: Qua Mar 24, 2010 11:08 am 
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Vamos lá!!!

Antes de tudo, todas as regras podem ter suas exceções. E para tanto, serão tratadas à parte e irão valer para todos os itens abaixo. Vou numerar para facilitar, OK?

1) Horário de exposição
Concordo que devemos estabelecer o horário.

2) Vitrines patronizadas
Concordo com a padronização, mas desde que tenhamos oções variadas para as várias escalas. As vitrines podem ser para 1:64, 1:43 e 1:18, assim como podem ter mais de 1 andar. Temos colecionadores que montam dioramas e precisam de padrões diferentes. De uma forma ou de outra, seguiremos a linha traçada até agora e muito bem representada domingo passado.

3) Limite de vitrines
Não concordo com o limite de vitrines. Como temos aproximadamente 21 espaços, eles serão divididos conforme a presença em cada mês. Com bom senso, acertaremos quem leva mais e quem leva menos.

4) Aviso de não comparecimento
Concordo com o aviso de 48h.

5) Vitrine reservada para o convidado
Gostei da idéia do Killer de termos 1 vitrine para o convidado. Teríamos que acertar como levar a mesma.

6) Custos
Não cobraremos mensalidade e dividiremos os custos.

7) Doação x Comodato
Concordo com o comodato se eles aceitarem que fique lá. Se não aceitarem, teríamos que ter alguém para guardar.

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Fastdeco, acho que o que está chamando de galhardete na verdade você está querendo dizer cavalete, não? Isso seria para o pessoal de 1:64 poder usar suas maletas expositoras, pelo que entendi. Acho interessante ter essa sensibilidade com as demandas de cada colecionador, a questão é como colocar limites gerais para que a coisa não degringole no que cada um quiser trazer.

KillerHemp, a vitrine de 2 andares também é padronizada, na realidade só mudam 4 conectores, que permitem se anexar uma vitrine sobre a outra. Sobre mensalidades, concordo contigo em gênero, número e grau. Você disse em poucas palavras o que tento explicar pro pessoal e não tenho conseguido ser suficientemente convincente. A mensalidade acaba por fim muito mais em desagregar do que unir o grupo, ainda mais quando a finalidade do dinheiro arrecadado não está clara e pode se destinar a usos que alguns contribuintes não estejam de acordo (presentes, confraternizações fora da exposição, etc).

Vamos ver o que os outros acham.

Abraço,
Leo

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MensagemEnviado: Qua Mar 24, 2010 11:26 am 
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Fabio Torres, algo que ninguém levantou ainda: se o expositor se retira as 11:00h, qual o ônus para o não cumprimento? Ainda mais como disse lá o Paulo, "e se chega alguém aqui depois e vê o buraco, dizendo por que não pode expor se alí não tem ninguém?".

O espaço limite de 3 é na base, isso na realidade se transforma em 6 com os 2 andares. É claro que se um evento está vazio traz-se mais, mas deixar gente de fora por que alguém vai usar 8 vitrines, não dá e isso é bom que fique por escrito.

Abraço,
Leo

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MensagemEnviado: Qua Mar 24, 2010 11:32 am 
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Fabio Torres escreveu:
Vamos lá!!!

Antes de tudo, todas as regras podem ter suas exceções. E para tanto, serão tratadas à parte e irão valer para todos os itens abaixo. Vou numerar para facilitar, OK?

1) Horário de exposição
Concordo que devemos estabelecer o horário.

2) Vitrines patronizadas
Concordo com a padronização, mas desde que tenhamos oções variadas para as várias escalas. As vitrines podem ser para 1:64, 1:43 e 1:18, assim como podem ter mais de 1 andar. Temos colecionadores que montam dioramas e precisam de padrões diferentes. De uma forma ou de outra, seguiremos a linha traçada até agora e muito bem representada domingo passado.

3) Limite de vitrines
Não concordo com o limite de vitrines. Como temos aproximadamente 21 espaços, eles serão divididos conforme a presença em cada mês. Com bom senso, acertaremos quem leva mais e quem leva menos.

4) Aviso de não comparecimento
Concordo com o aviso de 48h.

5) Vitrine reservada para o convidado
Gostei da idéia do Killer de termos 1 vitrine para o convidado. Teríamos que acertar como levar a mesma.

6) Custos
Não cobraremos mensalidade e dividiremos os custos.

7) Doação x Comodato
Concordo com o comodato se eles aceitarem que fique lá. Se não aceitarem, teríamos que ter alguém para guardar.



Concordo em Gênero número e grau, e digo que se minha participação for aceita, já podem contar comigo a partir de agora.

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Acesse meu blog: Colecionismo de Miniaturas
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MensagemEnviado: Qua Mar 24, 2010 11:44 am 
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hot_serparj, boa!

Fabio Torres, qual o critério para serem aceitos novos expositores permanentes para o MMRJ? Acho conveniente no primeiro mês entrar como visitante.

Abraço,
Leo

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MensagemEnviado: Qua Mar 24, 2010 12:23 pm 
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Bem, lá vou eu!!!

Concordo com os meninos, mas onus para expositores q saem antes da hora???? Se quer expor, terá q aceitar as condições, se cair fora antes, ganha um mês de bolo!!! No mês seguinte não poderá expor!!! Boto logo na "cadeirinha do pensamento"!!!!!

Sobre o cavalete, na reunião foi levantada ausência de alguns amigos... uma solução para expositores do tipo q o DT sempre levou para o museu, o uso de um cavalete para q ele pudesse ficar em uma das extremidades do salão, acho válida, pois ele sempre esteve conosco e agora não aparece mais... se o problema é poluir o visual, não acho q acontecerá!!!

Podemos produzir uma "placa", numa folha de ofício, dizendo, ESSAS MINIATURAS NÃO ESTÃO A VENDA!!!! e colarmos no tablado, assim evitamos ter q responder a mesma pergunta a td instante!!!

Beijokas

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MensagemEnviado: Qua Mar 24, 2010 2:08 pm 
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Isso mesmo Léo, Cavalete e acho válida a idéia de um evento teste para tal utilização.

Abraços beer

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MensagemEnviado: Qua Mar 24, 2010 4:02 pm 
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1) Sou contra os cavaletes, pois teremos que abrir mão para outros casos. Quero que o DT volte, mas assim como ele, todos estão se adaptando. O Sydney, por exemplo, terá que deixar de levar muita coisa (e ele já aceitou). Outros colecionadores tiveram que comprar vitrines de 2 andares e assim por diante.

2) Só vai acontecer de alguém ter 8 vitrines se vários não puderem e avisarem antes. Não vai ser padrão para ninguém ter muitas vitrines.

3) O assunto sobre novos expositores permanentes é bem delicado. Acho que cada um dos que sempre estiveram deveriam ter espaço para 3 vitrines, pois assim seria possível levar miniaturas suficientes sobre determinado tema. Por outro lado, só de pessoas fixas, ultrapassaríamos o espaço disponível. Sendo assim, temos que nos contentar com 2 vitrines, o que acho pouquíssimo para alguns de nós. Se contarmos eu, Leo, Fast, Bosco, Dani, Paulo, Heitor, Paulão, Renato e Sydneym, já são 20 vitrines e ocuparemos tudo (obviamente sem contar com as de 2 andares).

Então, resumindo, se ha cada mês colocarmos mais 1 colecionador fixo, em breve ficaria bem complicado.

Sou a favor, até que tenhamos outra sala, de que tenhamos apenas 1 convidado por mês. Depois de conseguirmos mais espaço, aqueles convidados com maior interesse passarão a fazer parte dos fixos.

Não é discriminação, apenas precisamos organizar antes que tenhamos problemas.

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MensagemEnviado: Qua Mar 24, 2010 4:49 pm 
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Não concordo com os cavaletes nas extremidades do salão, o espaço é mínimo se colocarmos não temos como nos deslocar para tráz das bancadas.
Deveria ser aberta excessão somente para dioramas, eu tenho um e não cabe, se tiver que fazer vitrine para ele vai ser inviável.
Abç!

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DaniK, um mês de "cadeirinha do pensamento" é fantástico!! :lol: :lol: :lol:

Fabio Torres, eu estou meio por fora dos solicitantes, mas fica a sugestão de irmos fazendo uma lista com os interessados em expor como convidados. Lembrando que a ordem importa, pois pode significar meses de espera.

Abraço,
Leo

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MensagemEnviado: Qua Mar 24, 2010 10:09 pm 
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Novos expositores:
Fabio, não são 21 espaços e sim 18, são 06 tablados com 3 vitrines em cada.
Se cada um dos expositores já pré determinados ceder uma vitrine, teremos 06
novos espaços o que daria para mais 3 expositores com duas vitrines ou
6 com uma vitrine. Podemos adotar as vitrines de 2 andares assim podemos
expor ate 12 minis, eu particularmente devo adotar a de 2 andares.
Desde já estou cedendo a minha parte.
Cobrança:
Killer,
em momento algum a contribuição estava vinculado a expor ou não expor.
Nunca cobramos para colecionador expor suas minis, todos sempre foram bem vindos
aos nossos encontros, mesmo quando era no piso superior, só que lá ninguém aparecia
para expor, passamos 2 anos sempre com os mesmos participantes que hoje estão no piso
térreo. Só lembrando que no piso superior tínhamos uma área de aproximadamente 100
mts quadrados, bem ventilado, piso impecável, etc....mas nunca conseguimos ultrapassar
os mesmo expositores (Paulo - Renato - DT - Sidney - Andre - Fabio - Bosco - Dani - Heitor)
e por muitas vezes tínhamos somente 4 ou 5 colecionadores, ou seja tínhamos espaço e faltava
expositores, esse foi o principal motivo que nos levou a mudar de local e claro a localização.
Já deixei bem claro na reunião do ultimo encontro e quero também deixar aqui, que a contribuição
dos expositores era para termos um fundo de caixa para a qualquer momento podermos usar em
algum almoço do grupo ou ate mesmo em um fim de semana onde poderíamos nos reunir
em um hotel fazenda, minha intenção foi somente em unir mais esse grupo. Hoje acredito não ser mais
necessário.
Dani,
sobre a "placa" (desculpa) mas não vai resolver pois lá em cima tínhamos conhecimento que não
podíamos vender e sempre houve vendas, principalmente o DT.

Leo "finalidade do dinheiro arrecadado não está clara"
desculpa Leo, mas não estou te entendo....quando de seu primeiro questionamento ate procurei entender pois você não participou da 1a reunião, mas na 2a você estava presente e acho que fui bem claro sobre a contribuição mas pelo visto você não entendeu ou eu não me fiz entender.

Minhas intenções sempre foram pelo grupo e nunca em causa própria

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E-mail: paulo@hobbymax.com.br


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MensagemEnviado: Qua Mar 24, 2010 10:33 pm 
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HobbyMax, a finalidade não estar clara é apenas de não ser diretamente vinculada a uma determinada despesa (ordinária ou extraordinária). Entendi quando se manifestou que eventualmente o dinheiro serviria para isso, mas não estava claro que "você está pagando mensalidade como uma prestação para um final de semana num hotel fazenda". Estamos de pleno acordo, não quero polemizar, é que a coisa escrita pode ter uma ambiguidade que na verdade não se quer expressar.

Se algum dia tivermos custos fixos (aluguel, taxas, prestações), concordarei plenamente com uma mensalidade. Mas como no momento só temos despesas pontuais, acho que do jeito que está vai indo muito bem. Pessoalmente não quero contribuir a fundo perdido, para um evento que talvez nem possa estar presente. Pode parecer um pouco egoísta, mas prefiro direcionar os meus recursos em demandas mais objetivas, como os tão falados ventiladores, o TNT para forração e as novas faixas/galhardetes. Acho muito bacana o grupo ter a intenção de confraternizar fora da exposição, mas isso não deve ser imposto a todos, que podem não ter a disponibilidade/recursos para atividades "extra Museu".

Quero ver se para o próximo encontro imprimo num A4 e plastifico um cartazinho para fixarmos bem de cara na bancada: "estas miniaturas não estão a venda". Assim espantamos de vez essa chatisse de gente nos investigando pra ver se tem algo comercializado por detrás do balcão.

Acho que o grupo está de parabéns pelo excelente trabalho, a qualidade de exposição deu um salto, estou com muita vontade de arrumar um jeito de contar os visitantes. Mais pra frente se precisarem do meu espaço para um visitante, podem contar com a minha vitrine, o que eu não puder mostrar num mês, exponho no próximo.

Abraço,
Leo

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Editado pela última vez por Leo_Dueñas em Qua Mar 24, 2010 10:42 pm, em um total de 1 vez.

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