Pesquisa avançada

Bem-vindo: Qui Mar 28, 2024 8:21 pm


Todos os horários são GMT - 3 horas

 

 




 Página 1 de 1 [ 14 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Título: Entrevista modellautos
MensagemEnviado: Ter Abr 15, 2008 7:42 pm 
Administrador
Administrador
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Dez 31, 1969 9:00 pm
Mensagens: 15726
Localização: Uberlândia - MG
Bandeira Nacional: Brazil
1- Quem é o indivíduo por trás do hobby?
Citação:
Meu nome é Marcelo Baiamonte, tenho 37 anos, moro em Santo André/SP, tenho um maravilhoso filho de 12 anos, atuo profissionalmente na fabricação de equipamentos de automação para exploração de petróleo em alto mar. Me considero uma pessoa simples, sincera e tranquila, gosto de automóveis, sou Tricolor (SP) de coração, gosto do bom Rock dos anos 70 e adoro apreciar belas mulheres.


2- Como entrou neste hobby? Ainda se lembra do seu primeiro modelo?
Citação:
Por gostar de automóveis. Em 1992 eu vi em uma loja uma miniatura que na época era super detalhada, abria as portas, os compartimentos do motor e bagagem, motor e interior detalhados, "o volante girava e as rodas viravam .... era incrível" eu nunca tinha visto nada igual e acabei comprando. Me lembro com se hoje fosse, meu primeiro modelo foi um Lamborghini Diablo amarelo da Bburago.

3- Após o tempo de coleção, como você se enxerga hoje? Colecionador ou acumulador?
Citação:
Me vejo como um Colecionador pois compro cada modelo com muito critério, compro modelos que realmente me agradem, escolho cada um dos meus modelos entre outros detalhes pela beleza do design , pela história, tecnologia aplicada, conjunto mecânico e estilo. Entendo como acumulador aquele que compra por comprar e não sabe o que compra, é algo frio e sem sentido.


4- Como você define sua coleção? Temática? Por escala? Conte um pouco dela para nós.
Citação:
Minha coleção representa e define tudo aquilo que eu gosto do imenso universo automobilístico, ela é predominantemente na escala 1:18 para automóveis e 1:12 para motocicletas. Tenho desde um Trabant até um Bugatti Veyron, gosto de forma especial de Muscle Cars (Camaro, Pontiac, Mustang, Plymouth e Dodge entre 60 e 73), carros clássicos de competição, esportivos europeus clássicos e modernos e clássicos americanos. Para mim cada modelo tem particularidades únicas e são por estas particularidades que eu gosto e que me fazem identificar com cada modelo.


5- Como armazena e expõe sua coleção ?
Citação:
Até o meio do ano vou libertar meus modelos das suas caixas, depois de muito tempo e trabalho finalmente vou concluir minha casa e por consequência uma sala dedicada aos meus modelos com vitrine para todos eles e espaço para receber amigos, quando estiver pronto vou colocar fotos no MM.


6- Possui cuidados especiais? Técnicas de conservação ?
Citação:
Manuseio sempre, não aguento só olhar ... abro porta, fecho porta, abro capô, porta-malas, ponho de frente, de ré, a 45º, tiro e ponho nos meus dioramas, tiro fotos, em alguns consigo até abaixar o vidro das portas direto no manivela ... é super legal, é claro que para tudo isso tomo os devidos cuidados inclusive uso muito aquela ferramentinha de plástico preto que vêm nos modelos da Highway 61. Limpo com algodão para tirar alguma poeirinha e uso um pincel com cerdas super macias para lugares de difícil acesso, procuro deixar todas arejadas (revesamento) não acho correto miniaturas fechadas principalmente em caixas de isopor pois acho que isso de certa forma pode influenciar no aparecimento de asperezas na pintura.


7- Quais quesitos leva em consideração para a aquisição de modelos? Lista, gosto, segue um padrão?
Citação:
Como eu disse eu compro aqueles modelos que por algum motivo me agradam, acompanho diariamente a muitos sites de lojas, foruns e de fabricantes e quando acho um que agrada ele vaia para uma lista de espera que nunca acaba.

8- Como costuma adquirir suas minis?
Citação:
Hoje em dia compro de amigos que trazem por encomenda, fora AUTOart e Kyosho dificilmente encontro aqui o que esta na minha lista.


9- Você gosta de estudar a história real das suas miniaturas em relação ao modelo em escala 1:1?
Citação:
Sem dúvida, pesquiso muito cada modelo, gosto de saber sobre sua história, as suas inovações, tecnológicas, produção, versões, motorização, campeonatos, colocações, pilotos ..... sempre que posso também compro livros para me interar mais ainda, estou sempre procurando aprender, aqui mesmo no MM aprendi muita coisa interessante.


10- Qual o carro de seus sonhos? Ele já existe em die-cast? Você tem?
Citação:
São vários os modelos dos meus sonhos, vou fazer um esforço e mencionas apenas 3 deles que são : Ford GT-40, Mc Laren F-1 e Chevrolet Camaro 1968 (neste último me considero previlegiado pois consegui comprar um na escala 1:1) todos existem como miniaturas die-cast 1:18 e eu as tenho.


11- O que gostaria que mudasse nos atuais die-cast?
Citação:
Só uma coisa ! Investimento dos fabricantes para aperfeiçoamento dos materias e dos processos de fabricação para minimizar ou até mesmo solucionar problemas na pintura e aqueles mais graves inclusive comentados aqui no MM que fazem literalmente a miniatura virar pó. Na minha coleção nenhuma peça virou pó, mas já vi acontecer em coleções de amigos, cerca de 10% dos meus modelos apresentam asperezas isoladas na pintura.


12- Já fez alguma loucura para comprar uma mini ?
Citação:
Loucura não, mas fiz besteiras nos dois primeiros anos da coleção do tipo comprava tudo que achava pela frente, pagava valores altos por lançamentos e em peças supostamente raras e também fui enganado no Mercado livre. Ao menos tudo isso serviu como aprendizado obviamente não repito mais estes erros.


13- Como sua família encara seu hobby?
Citação:
Todos gostam e me apoiam, acham bonito e tudo mais, mas não participam muito.

14- Obsessão ou Hobby, como você define seu ato de colecionar?
Citação:
Hobby, coleciono de forma centrada e consciente, minha coleção me dá prazer e isso me faz bem, ao contrário de obsessão que me soa como algo doentio e certamente faz mal.


15- Qual o "peso" de sua coleção em sua vida, você viveria sem? Se precisasse vender, você venderia?
Citação:
Viveria perfeitamente sem ela, espero que não, mas se precisar vender eu venderia, embora ela seja importante para mim existem muitas outras coisas mais importantes, por exemplo faço tudo que for possível para o bem estar da minha família, meu filho, meus pais, minha mulher, meus irmãos .... o cachorrinho, os três gatos ......


16- Como você vê o futuro de sua coleção ?
Citação:
Gostaria de um dia transformar minha coleção em um Museu "O Pequeno Grande Museu do Automóvel". Gostaria de compartilhar cada modelo com o maior número de pessoas possíveis.


Offline
 Perfil  
 
 Título: Re: Entrevista modellautos
MensagemEnviado: Ter Abr 15, 2008 8:05 pm 
Aficionado
Aficionado
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Ago 20, 2007 10:49 am
Mensagens: 2131
Localização: Porto Alegre
Legal a entrevista, só o q estraga é o "Tricolor paulista" :mrg: :mrg: :mrg:

Abração



_________________
Visitem os tópicos de minhas coleções
Col. 1/18 : viewtopic.php?f=25&t=6898
Col. 1/35 : viewtopic.php?f=2&t=7050
Blog AGCVeM : http://www.agcvem.blogspot.com/
Offline
 Perfil  
 
 Título: Re: Entrevista modellautos
MensagemEnviado: Ter Abr 15, 2008 10:16 pm 
Master
Master
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Dez 01, 2006 9:16 am
Mensagens: 6764
Localização: Ribeirão Preto - SP
Bandeira Nacional: Brazil
Grande Marcelo!

Bacana ver que até no escrever passa o jeito tranquilo de ser - e de colecionar - de quem eu conheci lá na APCAM. Me deu saudades do evento, viu? Fico chateado de não ter tido mais oportunidade de ir para SP, mas se der esse ano, faço outro bate-e-volta e visito a exposição.

Quem lê esse seu jeito manso nem imagina as minis e os dioramas "ferozes" que você tem, os quais eu admiro muito. Fico feliz de te ver cada vez com mais assiduidade no MM, desse jeito aos pouquinhos você vai convencendo aquele pessoal gente boa da APCAM a participar tb.

Obs.: aquele Ford Taubaté acabou virando um oitão ou vc deixou tudo original?

Abraço,
Leo



_________________
Imagem ImagemImagem
Offline
 Perfil  
 
 Título: Re: Entrevista modellautos
MensagemEnviado: Ter Abr 15, 2008 11:24 pm 
Administrador
Administrador
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Nov 30, 2006 9:52 am
Mensagens: 8578
Localização: Curitiba
Bandeira Nacional: Brazil
Marcelo,
quando tiver um tempinho, mostra uma foto do Camaro 1/1.
Abraço!



_________________
Imagem
Imagem
Visite a minha coleção: http://www.mundoemminiatura.com.br/cole ... colecao=10
Offline
 Perfil  
 
 Título: Re: Entrevista modellautos
MensagemEnviado: Qua Abr 16, 2008 6:30 am 
Master
Master
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Dez 08, 2006 2:57 pm
Mensagens: 8693
Localização: Sorocaba SP
Bandeira Nacional: Brazil
Marcelo, parabéns pelo bom gosto "tricolor" :D.
E, principalmente, parabéns pelo seu garoto - também sou pai e sei somo
eles são importantes em nossa vida.

Gostei muito de te conhecer um pouco mais, vejo que é uma pessoa
tranquila e ponderada.

Grande abraço,

Dirceu.



_________________
Imagem
Offline
 Perfil  
 
 Título: Re: Entrevista modellautos
MensagemEnviado: Qui Abr 17, 2008 12:55 am 
Assíduo
Assíduo
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Fev 24, 2008 9:51 pm
Mensagens: 845
Localização: Rio de Janeiro
Bandeira Nacional: Brazil
Olá, Marcelo!

Parabéns pela entrevista! :)

Tô há pouco tempo aqui no MM, mas procuro acompanhar os principais acontecimentos e as boas conversas do Fórum. Sem dúvida, por meio das entrevistas é que conhecemos um poquinho mais de nossos companheiros de hobby, seus gostos e sua dedicação.

Que sua coleção continue firme, lhe proporcionando prazer e cada vez mais lhe fazendo bem! :)

Abraços para vc. e sua família,



_________________
Imagem
Offline
 Perfil  
 
 Título: Re: Entrevista modellautos
MensagemEnviado: Qui Abr 17, 2008 6:15 am 
Aficionado
Aficionado
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Nov 30, 2006 2:04 pm
Mensagens: 3906
Localização: Joinville SC
Bandeira Nacional: Brazil
Marcelo abrindo o coração para o MM .... ;)
Legal tua entrevista e como você encara o colecionismo. :cool:



_________________
Pedro

ImagemImagem
Offline
 Perfil  
 
 Título: Re: Entrevista modellautos
MensagemEnviado: Sex Abr 18, 2008 4:51 pm 
Aficionado
Aficionado
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Dez 04, 2006 6:58 am
Mensagens: 4538
Localização: Santo André - São Paulo
Bandeira Nacional: Brazil
:D Agradeço a todos pelas mensagens ! Fiquei muito feliz quando o Marcos Vinícius me convidou para esta entrevista !! É um prazer participar deste Fórum tão legal e com um pessoal mais legal ainda !!

Renato Mendes : Ainda bem que foi só da parte do Tricolor que você não gostou !!

Léo : Obrigado de coração pelas palavras, foi muito bacana quando você esteve em nosso evento em 2006 e podemos nos conhecer pessoalmente. Quando você vir para SP de novo me avisa !! Também fico feliz em saber que gosta dos meus dioramas !! O Maverick ainda está todo original como você viu, o projeto para fazer dele um Street com motor V8 ainda está no papel.

Rodrigo : Vou mandar a foto do Camaro como você pediu, mando também a foto do Maverick que o Léo mencionou !

Dirceu : Eu sabia que pelo menos alguém eu ia agradar com a História do TRICOLOR !! Vi que você se identificou com a questão dos Filhos, como você mesmo disse, só sendo Pai para saber .... Obrigado pelas palavras !!

Heitor : Realmente esta idéia das Entrevistas foi muito feliz, através delas agente conhece um pouco de cada um ! Obrigado pelas palavras !!

Pekal : Legal saber que você gostou da entrevista !! Gosto muito e sempre que posso participo do Fórum !!

Um abraço a todos !! Marcelo !!



_________________
Imagem A Man's HOME is his CASTLE but his GARAGE is his SANCTUARY
Offline
 Perfil  
 
 Título: Re: Entrevista modellautos
MensagemEnviado: Sex Abr 18, 2008 4:57 pm 
Aficionado
Aficionado
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Dez 04, 2006 6:58 am
Mensagens: 4538
Localização: Santo André - São Paulo
Bandeira Nacional: Brazil
Rodrigo escreveu:
Marcelo,
quando tiver um tempinho, mostra uma foto do Camaro 1/1.
Abraço!


Imagem

Imagem



_________________
Imagem A Man's HOME is his CASTLE but his GARAGE is his SANCTUARY
Offline
 Perfil  
 
 Título: Re: Entrevista modellautos
MensagemEnviado: Sex Abr 18, 2008 5:10 pm 
Master
Master
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Dez 08, 2006 2:57 pm
Mensagens: 8693
Localização: Sorocaba SP
Bandeira Nacional: Brazil
Belíssimos ! Parabéns.



_________________
Imagem
Offline
 Perfil  
 
 Título: Re: Entrevista modellautos
MensagemEnviado: Sex Abr 18, 2008 7:02 pm 
Master
Master
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Dez 01, 2006 9:16 am
Mensagens: 6764
Localização: Ribeirão Preto - SP
Bandeira Nacional: Brazil
modellautos, reforço o meu apelo agora em público. Por favor, deixe o seu projeto no papel, esse Maverick é todo original (só não sei do espelho do GT, mas isso não conta), até as rodas dele são maravilhosas, iguaizinhas as do Mustang '69! Sente o slogan: "Deixe original! Deixe original! Deixe original!". Pega um surradinho pra mexer, pois pra mortais como eu dói na alma ver uma joinha dessas, prontinha pra placa preta, "entrar na faca". Me perdoe o abuso, tá? ;)

Infelizmente minha mãe agora se mudou definitivamente pra Curitiba, assim perdi o meu "pouso" paulistano, mas se eu tiver oportunidade, farei o bate-volta numa boa pra participar da expo da APCAM. Sabe que se vier ao Rio, há aqui dois eventos mensais que pode visitar, onde é muito bem vindo.

Abraço,
Leo



_________________
Imagem ImagemImagem
Offline
 Perfil  
 
 Título: Re: Entrevista modellautos
MensagemEnviado: Sex Abr 18, 2008 9:02 pm 
Aficionado
Aficionado
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Dez 04, 2006 6:58 am
Mensagens: 4538
Localização: Santo André - São Paulo
Bandeira Nacional: Brazil
Dirceu : Valeu !! Obrigado !! Um abraço, Marcelo.

Léo : Não é abuso nenhum, eu confesso que as vezes também tenho dó em mexer nele devido a sua originalidade, mas o problema é que o motor 4 Cil. é muito fraco para ele, daí a vontade de colocar um V8.

Tenho muita vontade de participar dos encontros da ACONDERJ, fico entusiasmado quando vejo as fotos que você publica. Um dia desses eu ligo para você para combinar, pego um ônibus e faço uma bate-e-volta.
Aqui na APCAM você também será sempre muito bem-vindo !! Um abraço, Marcelo.



_________________
Imagem A Man's HOME is his CASTLE but his GARAGE is his SANCTUARY
Offline
 Perfil  
 
 Título: Re: Entrevista modellautos
MensagemEnviado: Seg Abr 21, 2008 5:46 pm 
Administrador
Administrador
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Nov 30, 2006 9:52 am
Mensagens: 8578
Localização: Curitiba
Bandeira Nacional: Brazil
Marcelo,
lindaço!!!!! Parabéns.



_________________
Imagem
Imagem
Visite a minha coleção: http://www.mundoemminiatura.com.br/cole ... colecao=10
Offline
 Perfil  
 
 Título: Re: Entrevista modellautos
MensagemEnviado: Seg Abr 21, 2008 7:49 pm 
Aficionado
Aficionado
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Dez 04, 2006 6:58 am
Mensagens: 4538
Localização: Santo André - São Paulo
Bandeira Nacional: Brazil
Valeu ! Obrigado Rodrigo !!



_________________
Imagem A Man's HOME is his CASTLE but his GARAGE is his SANCTUARY
Offline
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
 Página 1 de 1 [ 14 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  

cron