Pesquisa avançada

Bem-vindo: Qui Mar 28, 2024 7:48 am


Todos os horários são GMT - 3 horas

 

 




 Página 1 de 2 [ 21 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Entrevista Leo_Dueñas
MensagemEnviado: Dom Jun 15, 2008 6:04 pm 
Administrador
Administrador
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Dez 31, 1969 9:00 pm
Mensagens: 15726
Localização: Uberlândia - MG
Bandeira Nacional: Brazil
1- Quem é o indivíduo por trás do hobby?
Citação:
Leonardo Westphalen Dueñas, tenho 30 anos de idade, sou estudante universitário (espero agora que por muito pouco tempo), nasci e moro no Rio de Janeiro. Seguem abaixo algumas fotos de eventos de diecast que participei, tem um monte de gente do MM aí, quem reconhece?


Em Curitiba com a miniatura da Volta Pelo Brasil do MM.
Imagem

Na exposição da ACOMDERJ – Rio de Janeiro – RJ.
Imagem

No encontro do Museu Cd. De Linhares – Rio de Janeiro – RJ.
Imagem

Na exposição da APCAM – São Paulo – SP.
Imagem

No encontro MM – Curitiba – PR.
Imagem

Encontro MM/HW – Joinville – SC.
Imagem

2- Como entrou neste hobby? Ainda se lembra do seu primeiro modelo?
Citação:
Sem contar os Majorette e Matchbox da infância, meu primeiro diecast com a finalidade de coleção foi um 1965 Mustang GT 1:18 da Jouef, comprado no final de 2001. No meu então estágio estávamos destacados da empresa, numa sala na Rua da Alfândega (centro do Rio), para nos focarmos num projeto importante. Chegando lá, vi uma loja de brinquedos com uma vitrine enorme povoada de miniaturas em 1:18. Na lembrança de minha adolescência (tinha um amigo em SP que era do V8 Lovers e falava o tempo todo do Pony da Ford) entrei para perguntar se eles tinham a miniatura de algum Mustang. Daí em diante foi a curiosidade de pesquisar na internet do que se tratava aquela estranha palavra “die-cast” escrita na caixa do modelo, e nas respostas encontradas encontrei algumas lojas, o Mini.Werner e um grupo de discussão. Nesse grupo recebi um convite para ir numa expo onde hoje fica a ACOMDERJ, lá assisti uma palestra do Sphinx (Alexandre), fizemos amizade comentando sobre as revisões do LUW (Luciano) e ele acabou insistindo muito para que eu entrasse no Fórum Webkits. Acabamos todos nos mudando para o Mundo em Miniatura e aqui pretendo ficar.


3- Após o tempo de coleção, como você se enxerga hoje? Colecionador ou acumulador?
Citação:
Enxergo-me como colecionador, considero ter uma escala e um tema critérios ótimos para se ter consciência do que adquirir e desfrutar o lado cultural do nosso hobby. Considero normal que tenhamos um pouco de médico e um pouco de monstro, de vez em quando o último sai da gaiola e me faz comprar com mais intensidade, mas não perco o critério de seleção.


4- Como você define sua coleção? Temática? Por escala? Conte um pouco dela para nós.
Citação:
Como disse acima, comecei no diecast colecionando Ford Mustangs na escala 1:18 (visite o site clicando aqui), mas quando consegui completar uma linha do tempo (parcial) comecei a ficar muito exigente na qualidade das miniaturas, o que tornou o custo do tema inviável para mim. Uma vez estacionados os Mustangs, parti para o tema de Microcars “vintage” 1:18 (do pós-WWII até fins dos anos ’60). Como havia grande afinidade entre eles e as scooters, estas também entraram para a coleção e nos últimos tempos vem tomando vulto no número de aquisições. Quem quiser ver mais imagens dos microcars, pode visitar o tópico clicando na minha assinatura.
Imagem

5- Como armazena e expõe sua coleção?
Citação:
Lamentavelmente ainda não tive a oportunidade de encomendar uma vitrine adequada para minha coleção. Não é o ideal esteticamente falando, mas primando pela conservação, provisoriamente todas as miniaturas estão acondicionadas em suas embalagens originais, dentro de caixas ou num armário.
Imagem

6- Possui cuidados especiais? Técnicas de conservação?
Citação:
Para mim o lugar aonde a miniatura se conserva melhor é dentro da própria caixa, mas reconheço que isso sacrifica seu maior propósito que é ser admirada. Não uso nenhum tipo de produto, apenas faço o manuseio com as mãos recém lavadas (conselho do Sphinx) e utilizo uma flanela limpa para retirar marcas de digitais ou poeira. Caso tenha adquirido um modelo usado em más condições, eventualmente posso lavá-lo com água e sabão e depois dar um polimento suave com cera automotiva.


7- Quais quesitos leva em consideração para a aquisição de modelos? Lista, gosto, segue um padrão?
Citação:
Tendo em foco o tema, vou ponderando entre os modelos que mais me chamam a atenção, os que culturalmente são mais relevantes, os que têm melhor custo-benefício e, em alguns casos, até a cor dentro do contexto dos outros modelos também pesa (gosto de um visual bem variado). A oportunidade do momento também não pode ser esquecida, mas evito comprar apenas por impulso, sempre tento refletir ao menos um pouquinho antes de “apertar o gatilho”.


8- Como costuma adquirir suas minis?
Citação:
Quase 100% dos meus modelos são adquiridos via internet, a maioria em sites de leilão, sobretudo estrangeiros. Como os modelos do meu tema/escala raramente são lançados hoje em dia, as lojas dificilmente os têm em estoque.


9- Você gosta de estudar a história real das suas miniaturas em relação ao modelo em escala 1:1?
Citação:
Pessoalmente gosto e sem dúvida é uma parte muito interessante do hobby, mas é importante ter tempo para pesquisar, senão se torna obrigação e o prazer vai embora. Tenho modelos que mesmo depois de meses e até anos de adquiridos, ainda estão aguardando o momento para uma pesquisa mais aprofundada.


10- Qual o carro de seus sonhos? Ele já existe em die-cast? Você tem?
Citação:
Meu “carro dos sonhos” em geral é a próxima compra em vista, mas há alguns 1:1 que gostaria de ter disponíveis em 1:18. No caso dos Mustangs, gostaria muito que fosse fabricado algum Mustang II (1974-1978), de preferência o King Cobra do ano em que nasci. Dos microcars gostaria muito de poder contar com algum Heinkel, o modelo ISO da Isetta, dentre outros que só existem em 1:43. Não posso esquecer por último dos nacionais, carros que tive na família como o Charger R/T (nacional derivado do Dodge Dart), VW Brasília e o VW Gol “bola” eu adoraria ter na coleção.


11- O que gostaria que mudasse nos atuais die-cast?
Citação:
O preço, mas compreendo que há aí uma relação real com os custos de projeto e de produção. Acho que uma crítica mais construtiva seria a de haver uma maior fidelidade com a escala, sinto que os fabricantes usam a escala mais como um referencial comercial do que uma medida precisa.


12- Já fez alguma loucura para comprar uma mini?
Citação:
Já, por algumas. Uma vez para “aliviar o stress” acabei comprando num mês o que compraria num semestre ou talvez até num ano.


13- Como sua família encara seu hobby?
Citação:
Acho que com uma pontinha de admiração por ser algo que me traz felicidade e por outro lado certa perplexidade do tipo “por que esse marmanjo fica comprando carrinhos?!”. De maneira geral há mais tolerância do que propriamente apoio, mas para mim assim já está ótimo!


14- Obsessão ou Hobby, como você define seu ato de colecionar?
Citação:
Hobby, uma curtição maravilhosa, um aprendizado constante e um meio de fazer um monte de novas amizades.


15- Qual o "peso" de sua coleção em sua vida, você viveria sem? Se precisasse vender, você venderia?
Citação:
Venderia só em último caso e com o coração partido, mas venderia. De qualquer forma mesmo que ficasse sem um único modelo na estante continuaria freqüentando o MM e os encontros de colecionadores. Venho aprendendo com vocês que não é preciso “ter para ser” no hobby.


16- Como você vê o futuro de sua coleção?
Citação:
Vejo eventualmente novos temas ou a releitura do meu acervo apontando para novas direções. Já cogitei muito enveredar para 1:43, mas meu coração bate forte mesmo pela 1:18, desde criança era vidrado naqueles modelos (para a época super detalhados) que via nas tabacarias e lojas de presentes finos.


Abraço,
Leo


Offline
 Perfil  
 
 Título: Re: Entrevista Leo_Dueñas
MensagemEnviado: Dom Jun 15, 2008 6:53 pm 
Aficionado
Aficionado
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Dez 04, 2006 6:58 am
Mensagens: 4538
Localização: Santo André - São Paulo
Bandeira Nacional: Brazil
:D Parabéns pela entrevista Léo !! Muito bacana, mesmo. Aproveito para perguntar sobre aquela Isetta envelhecida que aparece em uma foto da sua coleção, qual marca ? Onde conseguiu ? Tem mais fotos dela ? Um forte abraço, Marcelo.



_________________
Imagem A Man's HOME is his CASTLE but his GARAGE is his SANCTUARY
Offline
 Perfil  
 
 Título: Re: Entrevista Leo_Dueñas
MensagemEnviado: Dom Jun 15, 2008 8:40 pm 
Master
Master
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Dez 01, 2006 9:16 am
Mensagens: 6764
Localização: Ribeirão Preto - SP
Bandeira Nacional: Brazil
modellautos escreveu:
:D Parabéns pela entrevista Léo !! Muito bacana, mesmo. Aproveito para perguntar sobre aquela Isetta envelhecida que aparece em uma foto da sua coleção, qual marca ? Onde conseguiu ? Tem mais fotos dela ? Um forte abraço, Marcelo.


Grande Marcelo! Como pôde notar, você também está presente na entrevista. :8:

A Isetta é aquela comum 1:18 azul claro da Revell. Foi customizada por um americano chamado Bob Zeet, muito gente fina por sinal. Ele vendia suas criações no ebay, mas parece que teve um problema de saúde e desde então não vi mais nada anunciado, eis o site do "ferro velho": http://www.zeetsgarage.com. Tenho fotos da Isetta em dois lugares no tópico da minha coleção (LINK1 e LINK2), mas pode encontrar Isettas unrestored até mais legais que a minha pra vender no http://www.ebay.de, só tem que se preparar na facada da mini+frete... :|

Abraço,
Leo



_________________
Imagem ImagemImagem
Offline
 Perfil  
 
 Título: Re: Entrevista Leo_Dueñas
MensagemEnviado: Dom Jun 15, 2008 10:25 pm 
Aficionado
Aficionado
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Ago 20, 2007 10:49 am
Mensagens: 2131
Localização: Porto Alegre
Parabéns pela entrevista Léo.

Abraço



_________________
Visitem os tópicos de minhas coleções
Col. 1/18 : viewtopic.php?f=25&t=6898
Col. 1/35 : viewtopic.php?f=2&t=7050
Blog AGCVeM : http://www.agcvem.blogspot.com/
Offline
 Perfil  
 
 Título: Re: Entrevista Leo_Dueñas
MensagemEnviado: Seg Jun 16, 2008 12:27 am 
MM design
MM design
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Dez 15, 2006 9:42 am
Mensagens: 9030
Localização: São José dos Pinhais - PR
Bandeira Nacional: Brazil
Belíssima entrevista, e pra variar, gostei muito das fotos! Agora, a pergunta q não quer calar, suas minis devem ser "saradonas"! :mrg: :mrg: Pela última foto com 2 alteres logo do lado das caixas, elas devem malhar bastante! :D :D :D

Parabéns!



_________________
Abraço
:: Jota Erre ::

ImagemImagemImagem
Offline
 Perfil  
 
 Título: Re: Entrevista Leo_Dueñas
MensagemEnviado: Seg Jun 16, 2008 5:21 am 
Master
Master
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Dez 08, 2006 2:57 pm
Mensagens: 8693
Localização: Sorocaba SP
Bandeira Nacional: Brazil
Muito boa a entrevista, Leo Dueñas.
Bem ponderado, evita os preciosismos que muitos colecionadores
insistem em manter...
E preserva a essência daquilo que é para mim, é um hobby:
possibilidade de novos temas, discussões construtivas e
a vontade de juntar mais e mais amigos.
Bom te conhecer um pouco melhor.

Abraço,

Dirceu.



_________________
Imagem
Offline
 Perfil  
 
 Título: Re: Entrevista Leo_Dueñas
MensagemEnviado: Seg Jun 16, 2008 2:46 pm 
Master
Master
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Dez 01, 2006 9:16 am
Mensagens: 6764
Localização: Ribeirão Preto - SP
Bandeira Nacional: Brazil
RenatoMendes, muito obrigado pela visita!

JotaErre, é verdade, inclusive as Isettas mais rechonchudas vivem "tirando onda" com a Vespas, chamando elas de magrelas anoréxicas, mas aí chegam os caminhõezinhos Tempo Hanseat e como todo fortão, põem ordem na casa. :mrg:

dirceu56, fico feliz que tenha gostado da entrevista. Saiba que me considero até bem preciosista para a média, principalmente na fidelidade com o tema. Bacana poder ter esse tipo de feedback. :D

Abraço,
Leo



_________________
Imagem ImagemImagem
Offline
 Perfil  
 
 Título: Re: Entrevista Leo_Dueñas
MensagemEnviado: Ter Jun 17, 2008 9:11 pm 
Entusiasta
Entusiasta
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Jan 20, 2007 9:59 pm
Mensagens: 1489
Localização: Campinas-SP-Brasil
Bandeira Nacional: Brazil
Excelente depoimento Leo.
Gostei do "médico e monstro". Acho que todos sofremos este dilema...

Grande abraço.



_________________
Imagem
Offline
 Perfil  
 
 Título: Re: Entrevista Leo_Dueñas
MensagemEnviado: Ter Jun 17, 2008 10:47 pm 
Master
Master
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Dez 01, 2006 9:16 am
Mensagens: 6764
Localização: Ribeirão Preto - SP
Bandeira Nacional: Brazil
Fangio, obrigado pela visita! Atualmente como a grana encurtou o monstro está devidamente enjaulado... :mrg:

Abraço,
Leo



_________________
Imagem ImagemImagem
Offline
 Perfil  
 
 Título: Re: Entrevista Leo_Dueñas
MensagemEnviado: Qua Jun 18, 2008 11:44 am 
Assíduo
Assíduo
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Dez 01, 2006 5:41 pm
Mensagens: 695
Localização: Aracaju-Se
parabéns pela entrevista Leo!

como o meu 1o. contato com minis 1/18 (de forma mais séria) aconteceu aqui no MM, eu tive q aprender com o pessoal q já estava aqui.

vendo os seus tópicos eu aprendi o conceito de ter um tema e o qto isso é importante. basicamente hj seguro as redeas da minha coleção em um tema só e uma escala só por qto do exemplo de alguns aqui no forum.

mto bacana mesmo a sua entrevista e a sua coleção q é uma prova do q se alcança qdo se mantém o foco em um tema determinado, uma coleção rica em informações culturais e mto agradavel aos olhos. (o bolso tb agradece....rsrs)

1 abc!



_________________
Imagem
Offline
 Perfil  
 
 Título: Re: Entrevista Leo_Dueñas
MensagemEnviado: Qua Jun 18, 2008 7:14 pm 
Administrador
Administrador
Avatar do usuário

Registrado em: Qua Dez 31, 1969 9:00 pm
Mensagens: 15726
Localização: Uberlândia - MG
Bandeira Nacional: Brazil
Citação:
como o meu 1o. contato com minis 1/18 (de forma mais séria) aconteceu aqui no MM, eu tive q aprender com o pessoal q já estava aqui.



Mais um que caiu para o lado negro da força



_________________
Imagem
Imagem
Visite minha coleçao: http://www.mundoemminiatura.com.br/colecao/colecao.php?colecao=2
Offline
 Perfil  
 
 Título: Re: Entrevista Leo_Dueñas
MensagemEnviado: Qua Jun 18, 2008 10:49 pm 
Assíduo
Assíduo
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Fev 25, 2008 12:41 pm
Mensagens: 563
Localização: Barueri-SP
Grande Léo! Gostei da entrevista! Agora lhe conheçemos mais um pouquinho. ;)

Só achei que esqueçeu de falar sobre um outro prazer relacionado ao hobby e que você trata com tanta seriedade quanto as pesquisas para as revisões... suas FOTOGRAFIAS! :D :D :D

Sou mais um dos fãs da sua coleção! Acredito que seu sucesso está justamente na maneira cuidadosa, simpática, humilde e criativa como apresenta cada nova miniatura. Parabéns! :cool:



_________________
Imagem
Offline
 Perfil  
 
 Título: Re: Entrevista Leo_Dueñas
MensagemEnviado: Qui Jun 19, 2008 10:35 am 
Master
Master
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Dez 01, 2006 9:16 am
Mensagens: 6764
Localização: Ribeirão Preto - SP
Bandeira Nacional: Brazil
Alex Sun, de uma maneira e outra, estamos todos aprendendo juntos, aqui a via é de mão dupla. No meu caso aprendo um bocado com os seus nipônicos. :cool:
Embora a questão do foco no tema+escala não seja a praia de todos, trata-se do testemunho do que deu certo pra mim, também curto coleções mais variadas, pois têm um outro tipo de riqueza cultural. E viva a diferença! :D

Rats, fico feliz que goste das minhas fotografias. Trata-se de um hobby bem mais antigo para mim do que o diecast, mas que só levei a sério com o advento da digital. A irreguleridade dos meus resultados em película me tiraram muito do prazer de fotografar. O mais legal é que sinto que estou no primeiro degrau de uma longa escada, assim dá pra aprender e melhorar sempre.
A maneira de apresentar as minis da coleção aprendi observando os "cascudos" que me receberam na turma do hobby. Claro que ter apanhado um bocado na tentativa de fazer um site para os Mustangs já me encinou bastante, a maioria deles aguarda uma "revisão completa" até hoje... :mrg:

Abraço,
Leo



_________________
Imagem ImagemImagem
Offline
 Perfil  
 
 Título: Re: Entrevista Leo_Dueñas
MensagemEnviado: Qui Jun 19, 2008 10:57 am 
Assíduo
Assíduo
Avatar do usuário

Registrado em: Seg Fev 25, 2008 12:41 pm
Mensagens: 563
Localização: Barueri-SP
Léo, uma curiosidade. Você começou no hobby com os Mustangs e até desenvolveu um site precioso para apresentá-los, mas como adotou um novo tema, não aventa a possibilidade de vendê-los (mesmo com o coração partido... :cry: ) para ganhar folêgo e maximizar sua coleção de Micro Cars? :cool:



_________________
Imagem
Offline
 Perfil  
 
 Título: Re: Entrevista Leo_Dueñas
MensagemEnviado: Qui Jun 19, 2008 11:09 am 
Master
Master
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Dez 01, 2006 9:16 am
Mensagens: 6764
Localização: Ribeirão Preto - SP
Bandeira Nacional: Brazil
Rats escreveu:
Léo, uma curiosidade. Você começou no hobby com os Mustangs e até desenvolveu um site precioso para apresentá-los, mas como adotou um novo tema, não aventa a possibilidade de vendê-los (mesmo com o coração partido... :cry: ) para ganhar folêgo e maximizar sua coleção de Micro Cars? :cool:


Penso nisso constantemente, ainda mais quando a grana fica curta e a Minichamps coloca em pre order duas miniaturas relativamente caras que quero muito ter na coleção. O que não me permite vender é que gosto muito da maioria dos modelos e já fui aconselhado a tomar cuidado, pois o arrependimento bate forte. Pensando em termos objetivos, para "desovar" mais de 20 minis de Mustang, terei que jogar o preço bem abaixo do que comprei, ao passo que se eu me arrepender e quiser recompor o tema, nunca mais conseguirei os modelos pelo preço que vendi. O custo de oportunidade de manter a coleção tem vantagens perante o de vendê-la.
Há ainda um outro porém mais chato ainda. Vender os "filés", desde que oferecidos por um preço justo, é provavelmente fácil e rápido. O brabo é ficar com a outra metade "carne de pescoço" que o pessoal não compra nem a preço de banana. Imagina, com o tema furado que nem um queijo suíço, com um encalhe de uma dúzia de minis que não se quer mais? :(

Abraço,
Leo



_________________
Imagem ImagemImagem
Offline
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
 Página 1 de 2 [ 21 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  

cron