Pesquisa avançada

Bem-vindo: Qui Mar 28, 2024 5:40 am


Todos os horários são GMT - 3 horas

 

 




 Página 1 de 1 [ 4 mensagens ] 
Autor Mensagem
 Título: Um balanço sobre a 2ª Exposição ACOMDERJ
MensagemEnviado: Ter Ago 04, 2009 10:03 am 
Master
Master
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Dez 01, 2006 9:16 am
Mensagens: 6764
Localização: Ribeirão Preto - SP
Bandeira Nacional: Brazil
Caros amigos,

Em geral, depois de um evento, é saudável fazer um balanço dos pontos positivos e negativos. Coisa de "internas", mas que acho interessante colocar aqui em público pois pode ajudar outras pessoas que estejam promovendo encontros e exposições Brasil a fora. Usarei este tópico como pauta para uma mesa redonda na próxima reunião mensal da ACOMDERJ, que acontecerá no dia 05/09/2009. Todos os que frequentaram o evento, expondo ou visitando, por favor emitam as suas opiniões aqui neste tópico do que acharam bom ou do que pode melhorar, vamos tirar grandes aprendizados disso.

Abraço,
Leo

Imagem


Editado pela última vez por Leo_Dueñas em Ter Ago 04, 2009 10:29 am, em um total de 1 vez.


_________________
Imagem ImagemImagem
Offline
 Perfil  
 
 Título: O meu balanço pessoal.
MensagemEnviado: Ter Ago 04, 2009 10:23 am 
Master
Master
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Dez 01, 2006 9:16 am
Mensagens: 6764
Localização: Ribeirão Preto - SP
Bandeira Nacional: Brazil
Pontos POSITIVOS:
  • O evento foi muito agradável para os expositores; a antecedência do horário para a arrumação, o clima ameno e a restrição em favor de expor exclusivamente em vitrines visivelmente colaborou para isso.
  • Um único local de entrada/saída para a exposição facilitou a recepção de visitantes e também o encerramento da exposição para uma desmontagem segura.
  • Cartões são uma excelente ferramenta em divulgar o MM e as reuniões mensais da ACOMDERJ.
  • Área de descanso entre a parte de exposição e a de vendas foi um sucesso.
  • Crachás de identificação e material promocional como bottons são muito eficientes, não havendo a necessidade do desembolso ainda maior com camisetas. Embora camisetas e bottons "oficiais" da ACOMDERJ possam ser vendidos ou sorteados entre o público.
  • Iluminação por lâmpadas tanto na "lojinha" como no galpão estava excelente. Não seria possível promovermos as mini exposições na "lojinha"?

Pontos NEGATIVOS:
  • Para 1:18 toda vitrine é pouca, melhor primar pela qualidade e um tema bem definido do que se trazer grandes quantidades. Cúpulas de vidro (aquários) são adequados apenas para 1:43 e menores, para 1:18 são demasiadamente apertados.
  • Restrição ao horário de chegada dos expositores deve ser colocada de maneira mais clara, só havendo exceção com aviso prévio e concordância dos demais participantes.
  • Público abaixo da expectativa: foi a ameaça da gripe suína, o evento em Juiz de Fora, a proximidade do dia dos pais, fim de férias, véspera chuvosa?
  • As vitrines grandes (do Sr. Mario Cavalcanti) não devem ficar coladas às paredes, o público deve poder circular em volta delas.
  • Todas as caixas de transporte de minis devem ser guardadas num local fechado com chave sob responsabilidade de uma única pessoa da organização, é muito anti-estético ter caixas de papelão à mostra em baixo das vitrines (uma diferença clara entre encontro e exposição).
  • Mesmo depois das doações o dinheiro foi insuficiente para o custeio, demandando um desembolso injusto para com o nosso presidente (quem quiser as contas em Excel, é só me mandar uma MP).
  • Faltou um meio de cadastrar os visitantes.

Abraço,
Leo


Editado pela última vez por Leo_Dueñas em Ter Ago 04, 2009 6:52 pm, em um total de 1 vez.


_________________
Imagem ImagemImagem
Offline
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Ter Ago 04, 2009 12:56 pm 
Entusiasta
Entusiasta
Avatar do usuário

Registrado em: Ter Dez 05, 2006 2:44 pm
Mensagens: 1463
Apenas contribuindo com o tópico aberto, também achei o público aquem do que estava estimando. Não sei se foi a Gripe ou a véspera de chuva intensa mas, talvez devessemos pensar no futuro em tentar realizar um evento em um local onde haja uma concentração maior de pessoas (um Shopping????).
Há que se ter cuidado com o sol, por ocasião de futuros eventos externos. Houve algumas miniaturas que, quando o sol resolveu aparecer, ficaram excessivamente expostas aos raios solares. Tal fato poderá trazer prejuízos futuros para a pintura de alguns modelos.
Com relação ao material promocional distribuído por ocasião do evento (me refiro aos bottons), penso que foi uma boa idéia até mesmo para procurar angariar novos adeptos/participantes de nossos eventos mensais. O valor unitário não chega a ser nenhum preço exorbitante, pode ser utilizado indistintamente e sem preocupação com tamanhos (P, M, G, XG) como é o caso das camisetas e serviu para "premiar" todos aqueles que expuseram suas miniaturas no encontro (embora uma pequena sobra até fosse colocada para venda).
Penso que, futuramente, precisaremos insistir junto às revistas especializadas em automóveis, no sentido de tentar "vender" uma matéria a ser publicada (ainda que posteriormente ao evento), a fim de não apenas divulgar o hobby mas também, quem sabe, reduzir os custos bancados pelos organizadores. Se conseguirmos uma matéria que anteceda ao encontro, será um tremendo Gol e, certamente, seremos brindados com uma maior participação popular. :D



_________________
Imagem
Offline
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Ter Ago 04, 2009 6:45 pm 
Entusiasta
Entusiasta
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Dez 01, 2006 8:42 am
Mensagens: 1794
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil.
Bandeira Nacional: Brazil
Bem eu sinceramente gostei muito, mas, muito mesmo!

Tendo participado de todas as exposições públicas, já realizadas, no Espaço Mania, saber: duas realizadas apenas pelos irmãos Coimbra e duas da ACoMDERJ, não tenho dúvidas da tremenda evolução técnica do CONTEÚDO exposto.
Não falo da arrumação, não falo da disposição, não falo da divulgação, etc..., quero apenas me ater em um quesito:
- A qualidade do CONTEÚDO exposto e o trato semi-museológico.

Neste quesito, podemos observar que a filosofia do TEMA está completamente implantada. É uma vitória de quem quer mostrar a seriedade de um hobby!

Nós chegamos com esta reunião ao nível, neste quesito (CONTEÚDO exposto) ao nível das exposições de plastimodelismo, onde o público não fica perdido ao desfilar por uma miscelânea de modelos. Acabou aquele “mar de heterogeneidade sem coordenação”! A heterogeneidade apresenta-se agora como deve ser mostrada: triada em stands, o que permite ao visitante se coordenar e se localizar, durante o roteiro pelas mesas.
Uma grande variedade de material sem coordenação é “balaio de gato”. Com coordenação é EXPOSIÇÃO.

Destrinchando, a coisa vale apenas destacar a participação de alguns colegas, e me desculpem os não citados, mas, é que já estou sendo muito “longo e chato”, rs, rs, rs...
1- Gostei muito do esforço do HobbyMax em apresentar etiquetas para seus modelos super técnicos.
2- O mesmo vale para a ilustrativa e simpática exposição do Leo. Mais que uma "linha do tempo", ela foi uma verdadeira "curva da vida" das Vespas.
3- Me surpreendi com o material apresentado pelo Bosco. Não sabia que tinha viaturas policiais, ao lado do Doc. caiu como uma luva dando um ar urbano a exposição.
4- Falando em Doc.... Super, mais que super, uma avalanche de cores! Foi uma viagem pelas muitas cidades de seus táxis.
5- Ao colega Rogério um destaque cult com os Roly Toys que tinham caixas e tudo. Ah, em tempo... E o meu muito obrigado por me proporcionar o prazer de mais uma miniatura do Senna.
6- O chará e o Cabral trouxeram nossos carros (modelos de carros brasileiros) de um modo que sensibilizou o público em geral afinal é aquela exclamação de sentimento: Puxa! Olha o nosso carro aqui!
7- E o esforço, que poucos notaram, dos colegas Sergio e Carlos em organizar uma exposição de equipes de competição! Puxa ter um de cada já é difícil, mas trazer ao público miniaturas em dobro, às vezes até em triplo (no caso de alguns modelos de Le Mans), é demais!
8- Por fim o que achei melhor da festa...
Não sei se por estar muito ligado a Museus, mas, tiro o chapéu para a exposição do Heitor! Lindíssima, limpa, atual (no jeito de ser) e de um bom gosto de fazer inveja! Além de tudo, ainda ter o testemunho de quem conseguiu até autógrafo de um multi- campeão isto sim foi “O” must para quem gosta de carros de corrida, VALEU!

Enfim, parabéns a todos e em especial ao Heitor!

Fechando, realmente gostei tanto que o dia 01 de agosto ficará marcado para mim como o dia em que nasceu o Hobby aqui por terras tupiniquins!
Sim porque acho que acabamos de dar um passo firme, forte e consciente mostrando que temos um passatempo que ultrapassa as nossas prateleiras e leva ao público: lazer, informação, e agora, opção de uma atividade cultural que transpôs a barreira da “banalidade pessoal”, imaginada pelos críticos, para a integração sociocultural imaginada por muitos de nós já há tempos.

Mais uma vez...
PARABÉNS SENHORES!
LOUVO-OS, POIS, VÓS SOIS OS PAIS DO DIE-CAST HOBBY NO RIO E NO PAÍS.
Muito grato por me deixar estar entre vocês.
Muita paz!

Imagem



_________________
ACoMDERJ: visite em http://acomderj.dccvm.com
Imagem
Offline
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
 Página 1 de 1 [ 4 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 29 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  

cron