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 Título: CONSTRUINDO UM COMPRESSOR DE AR PARA AERÓGRAFO
MensagemEnviado: Qua Ago 05, 2009 12:09 am 
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Pessoal minha idéia aqui é mostrar passo a passo como montar um compressor de ar para aerografia silêncioso e relativamente barato.

Como moro em apartamento, não tenho espaço para um compressor de ar comum pois além de grande é muito barulhendo e vibra demais, o que causaria grande incômodo principalmente ao vizinho abaixo do meu apto.

Consultando amigos e coletando idéas, acabou saindo esse projeto de compressor de ar. Inicialmente como fonte de ar eu utilizei um inalador infantil mas a pressão é muito baixa (máximo 20 psi) e logo essa bomba começa a vibrar demais e fazer muito barulho. Em seguida substitui o inalador de ar por um motor de compressor de geladeira (atinge até 120 psi).

No total eu gastei em torno de R$250,00 e para mim, funciona perfeitamente. Tenho um reservatório de ar com volume razoável e regulador de pressão o que me permite um excelente ajuste do fluxo de ar no aerógrafo.

Espero que esse tópico ajude e qualquer dúvida basta perguntar!!!

Criticas e idéias são muito bem vindas.

Abraço a todos.

LISTA DE PEÇAS, QDES E CUSTOS:
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Cilindro de extintor de automóvel: Pode-se conseguir em postos de gasolina ou outras lojas de recarga de extintores. Não sei o valor de um cilindro vazio usado pois este eu consegui de graça.

Este estágio do projeto é o mais complexo e necessita da ajuda de um serralheiro e soldador profissional.
Fazer um furo (A) de cerca de 12mm de diâmetro no corpo do cilindro. Neste furo deverá ser soldada a porca de 1/4 (peça numero 12 da lista deste projeto).

Deve-se retirar o mecanismo do gatilho de acionamento do cilindro do extintor. No caso do extintor utilizado neste projeto, esta peça era rosqueada (B). Aproveitei a rosca de 1/2 do cilindro e adaptei o tampão (peça 13). Porém antes de colocar o tampão, neste (peça 13) deverá ser feito um furo passante com rosca de 1/4.

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Efetuar a montagem do manometro, regulador e da válvula de segurança na cruzeta conforme numeração das peças indicada na figura ao lado.
OBS IMPORTANTE: A válvula de segurança purgadora (item 10) deve ser colocada para não deixar a pressão no interior do cilindro ultrapassar os 90psi, por questões de segurança.
Os nipples 1 servirão para adaptar este conjunto no parafuso soldado ao cilindro e o outro para adaptar o regulador de pressão à cruzeta.
O nipple 2 servirá para a conexão da mangueira do aerógrafo.

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Adaptação dos conectores do tubo de cobre:

Primeiro coloque o conector fêmea de 1/8 no tubo, com a rosca apontada para a ponta do tubo e em seguida coloque o anel, conforme indicado na figura ao lado.

Posicionados o conector e o anel, encaixar o lado macho roscado 1/8 e apertar. Este procedimento garantirá a união do anel com o tubo e a vedação na conexão deste conjunto.
Obs: Após este procedimento, o anel não poderá mais ser retirado do tubo pois está unido com grande interferência.

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Preparação do compressor de geladeira:
Preço: R$90,00
O compressor de geladeira possui 1 entrada e 2 saídas do ar. Como não sou bom entendedor de refrigeração, não sei explicar o motivo pela qual esta adaptação foi feita, mas foi indicada por um amigo. Portanto peço que sigam o mesmo que eu fiz neste projeto.
A entrada o ar é representado pela letra “C” na imagem ao lado. Recomendo que neste ponto, seja adaptado algum filtro para que não entre poeira no compressor.
Uma das saídas (letra D) deverá ser bloqueada amassando o tudo com um alicate.
A saída restante (letra E) será a alimentação de ar do cilindro. Nela será conectado o tubo de cobre.

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O procedimento de adaptação da conexão no tubo de saída (letra E) do compressor é o mesmo efetuado no tubo de cobre.
O tubo de saída do compressor é de 1/3, ou seja, seu diâmetro é pouco maior que o tubo de cobre escolhido para a conexão com o cilindro (1/4).

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O tubo de cobre (1/4) já com as conexões deverá conter uma espécie de serpentina (voltas helicoidais) para conter um pouco de óleo que sai do compressor. Esse óleo contido não irá para o cilindro.
A espiral pode ser modelada enrolando-se o tudo ao redor de uma lata de spray. O tudo de cobre é muito maleável.
Deve-se escolher a posição do cilindro (extintor) em relação ao compressor e moldar o tubo de cobre de forma a unir o cilindro ao compressor.

ESQUEMA SIMPLIFICADO DO CONJUNTO MONTADO:
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FOTOS DO COMPRESSOR FINALIZADO:
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MensagemEnviado: Qua Ago 05, 2009 7:56 am 
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Parabens pelo belissimo trabalho!
Excelente o passo a passo.
Dificilmente iremos encontrar um compressor com essa carga e esse PREÇO.

Abraços



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MensagemEnviado: Qua Ago 05, 2009 12:40 pm 
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/Adorei a idéia... e vou tentar fazer um !! Parabéns ! ! !


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MensagemEnviado: Qua Ago 05, 2009 5:13 pm 
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Interessante! Só uma pergunta: e a segurança de um bicho desses¿



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MensagemEnviado: Qua Ago 05, 2009 6:09 pm 
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JotaErre, la garantia soy jo!



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MensagemEnviado: Qua Ago 05, 2009 8:56 pm 
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Então Jota:
A pressão máxima de operação de um extintor veicular deve ser de aproximadamente 250 psi porém em teste de qualidade, os fabricantes garantem até 400 psi.
O motor de geladeira fornece aproximadamente 120psi de pressão máxima porém a válvula purgadora não deixa a pressão passar de 95 psi.
O risco está na região ao qual se faz o furo para soldar a porca de 1/4. Por isso recomendo que esse trabalho de solda seja feito por um soldador profissional e que esse cordão de solda seja bem reforçado. Recomendo uso de solda tipo TIG ou MIG.

Outra alternativa para o cilindro de ar é tentar comprar um usado de algum outro compressor destivado ou até mesmo cilindro de sistema de frei pneumático de caminhão.

É isso aí pessoal!!!

Obrigado a todos pelos comentários!!!



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MensagemEnviado: Qua Ago 05, 2009 10:13 pm 
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parpinelli_fei, não estou querendo botar defeito no seu projeto, só me preocupo com a segurança, pois estamos lidando com FORÇA. Eu trabalho em área industrial, mexo com pressões, temperaturas e alta tensão todo dia. O cuidado e o conhecimento que tenho disso, levo pra casa e tento aplicar quando vou mexer nas minhas minis.

A pressão pro aerógrafo é tranqüila, até 30psi em média, mas o problema está normalmente ao encher o compressor ou onde se armazena. 100psi dá aproximadamente 7kgf/cm² o que não é pouco! Nós que mexemos por hobby pagamos caro por um compressor (a indústria muito mais) justamente por causa dos testes de pressão, resistência e garantia da solda, etc. Então, não seria mais interessante pagar uns R$150,00 a mais e ter mais segurança¿

Um exemplo:
Um dia um mangote de um compressor escapou com aproximadamente isso, 7kgf/cm², e acertou o capacete (por sorte) de um colega, além de jogá-lo ao chão (e quase dar PT na cueca :mrg: ).



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MensagemEnviado: Qua Ago 05, 2009 10:24 pm 
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Hehe! Entendo perfeitamente a sua preocupação, eu tb fiquei muito resistente a essa idéia! Depois de 3 colegas terem feito os seus, inclusive utilizando pressostato eu acabei confiando na velha frase dita pelo Killer "a garantia soy jo" !!!... A minha intenção é substituir em breve esse cilindro de extintor por um cilindro de compressor de ar mesmo já com as entradas e saidas originais (nada de gambiarra)...

Outro problema é q moro em apto... O preço não seria problema, apesar de caro. Mas os compressores do mercado vibram demais e fazem muito barulho... Meu vizinho já torceu o nariz devido ao barulho pq eu estava fazendo utilizando um inalador de ar para pintar meus modelos na varanda... Imagina um compressor convensional!! hehehe!!!

Até pensei em fazer uma simulação virtual no software NASTRAN para simulação de vaso de pressão, mas aí é trampo demais!!!... Já nem lembro mais dos conceitos de resistencia dos materiais, etc e tal... Vou ficar na confiança mesmo! hehehe!

Por precaução eu deixo o meu compressor TABAJARA debaixo da bancada onde faço minhas customs!!!

Realmente SEGURANÇA é primordial !!!

Abraço!



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 Título: Re: CONSTRUINDO UM COMPRESSOR DE AR PARA AERÓGRAFO
MensagemEnviado: Qua Ago 05, 2009 10:31 pm 
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Ola parpinelli_fei,

Muito bom o tutorial,acho que é valido colocar um pressostado como segurança,pois,como voce colocou o motor de geladeira não da somente 120psi de pressão,ja foi realizado teste e o motor consegue colocar facil,facil 700psi de pressão,então não custa gastar mais alguns reais e preservar a vida,não estou criticando,estou tentando ajudar :lol: .

Da uma olhada nestes links:

http://www.aerografia.com/comp1.html

http://www.aerografia.com/comprenz.html

Abraço;

Junior.


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MensagemEnviado: Qui Ago 06, 2009 1:59 am 
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Pelo sim, pelo não, fora a minha total "igornorância" nesta área, prefitro continuar com meu inalador e o "abençoado" filtro de gasolina de Fuca!!! kkkkkkkkkkkkkkkkk mas que tá boa a disposição dos "colóquios" com certeza, tá!



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MensagemEnviado: Qui Ago 06, 2009 10:32 am 
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JrPOA... Qualquer opinião aqui é muito bem vinda, sejam criticas ou sugestões!!!

A válvula pressostática apenas liga e desliga o compressor automaticamente quando o mesmo atinge pressões máximas e minimas estabelecidas....

O que garante que a pressão no interior do cilindro não vá subir demais, sem controle, é a válvula purga. Eu poderia colocar qualquer compressor alimentando, e indepenmdente da capacidade de pressão, no interior do cilindro esta nunca será maior que 95 psi pois é quando a válvula se abre automaticamente... Se o compressor for desligado, a pressão vai caindo até 85 psi, quando a válvula purga se fecha. Portanto ela varia de 85 a 95 psi. Essa é a garantia de que a pressão nao irá subir demais (concordo que 95 psi já seja bastante)...

Vi os links q vc postou e esse compressor q vc passou, é exatamente o que meus colegas construíram... Bem legal!

Morpheus: Pois é, vasos de pressão realmente são coisas perigosas de se lidar...
Eu confio no meu TABAJARA pois o cilindro está intacto, sem danos, amassados ou ferrugens. Quem fez a solda da porca, no furo foi um soldador profissional especialista em solda de vasos de pressão (cilindros de ar) que trabalhou na Petrobrás... Por isso confio no trabalho dele. Lógico que a segurança de um componente ou sistema é dado através de cálculos, validaçãos, testes em bancos de provas, etc e tal. Trabalho com isso, não nessa área de vasos de pressão, mas na validação de componentes da industria automobilistica. É aquilo né... Sempre inspeciono a solda e as conecções de todo sistema do meu compressor antes de utilizá-lo... Vou indo na confiança e deixo ele longe quando estou pintando!!!

Abraço a todos!!!



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 Título: Re: CONSTRUINDO UM COMPRESSOR DE AR PARA AERÓGRAFO
MensagemEnviado: Sex Ago 07, 2009 2:15 am 
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Vamo q Vamu...q o Papo tá bão beer


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MensagemEnviado: Seg Ago 10, 2009 11:01 am 
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Com válvula purgadorr não tem grilo, é soh monitorar o bom funcionamento dela, e deixando o compressor embaixo da bancada, em caso de acidente, o máximo que ele vai atingir é a genitália... :|



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 Título: Re: CONSTRUINDO UM COMPRESSOR DE AR PARA AERÓGRAFO
MensagemEnviado: Seg Ago 10, 2009 12:32 pm 
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É isso aí Werplotz... Basta ficar atento se a valvula purgadora está soltando o ar como em uma panela de pressão. O som é bem perceptível... Chegou nos 80 psi ela começa vazar e chiar... chiiiiiiiiiiiii....

Em breve colocarei um cilindro maior... Estou a procura de um modelo de compressor mesmo já com as roscas pronto para montar...

Abç!!!



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MensagemEnviado: Ter Ago 18, 2009 9:11 am 
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Eu tenho um destes , feitos pelo pai de uma amiga minha.
Funciona muito bem, não faz barulho, armazena até 150 libras de pressão e traz muita diversão nas nossas investidas em pinturas.
E é equipado com pressostato.

Vou ver se hoje posto fotos do meu.

ABraços



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