Pesquisa avançada

Bem-vindo: Sáb Abr 27, 2024 1:39 pm


Todos os horários são GMT - 3 horas

 

 




 Página 1 de 2 [ 26 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
Autor Mensagem
 Título: Travas de Capô
MensagemEnviado: Seg Ago 24, 2009 2:53 pm 
Entusiasta
Entusiasta
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Dez 18, 2008 2:01 pm
Mensagens: 1360
Bom pessoal, como já fiz alguns customs com este detalhe e tiveram amigos que me pediram algumas dicas de como realizá-las agora vai em detalhes.

Lógico que, para tal precisaremos de alguns poucos materiais como:
- alicate "meia-cana" ( alicate de cutículas velho serve, ou de artesanato mesmo e que tenha a ponta muito fina );Imagem
-"paetês" cromados ( isso mesmo, não é carnaval ainda mas dá pra achar em lojas de miudezas, "armarinho");Imagem
- fio de eletrônica de preferência numa bitola de 1,5mm ( qualquer um de sucata de eletrônica serve, citei a bitola pros mais "téchnicos de plantão" hehehe);Imagem
- Cola de Cianocrilato ( tipo Bonder);
- chave de fenda pequena e alfinete;
- e as duas coisas mais importantes de todas: A mini escolhida e Paciência!!!

Vamos lá

Geralmente no "pacote" dos Paetês, vem de "arrasto" os "miolos" da furação dos mesmos, ou seja, minúsculos pontos redondos metálicos que antes eram o centro deles.
Imagem
Selecione dois ou mais ( caso se percam da sua mão pelo óbvio tamanho e dificuldade de manuseio). Note que pela forma que foram cortados, eles possuem uma forma de micro-calota, ou seja um lado plano e outro semi esférico, lógicamente, prefira o lado semi-esférico "pra cima" como mais ou menos dá pra ver na foto anterior, apesar de não ser muito nítida.

Bom, de posse do fio de eletrônica, desencape num tamanho suficiente pra poder trabalhar ( crianças que não tenham muita experiência, este tipo de técnica pode requerer ajuda de um adulto, portanto não se envergonhem). A seguir seguem dois exemplos de tamanho aproximado pra referênciaImagem
Imagem
Após selecionar o tamanho a ser cortado, faz-se inicialmente uma pequena forma de "L" numa ponta usando como referência agora, o futuro ponto-base da travaImagem
A seguir, torna-se a dobrar só que no sentido oposto como se fosse fazer um "gancho"
Imagem
...e por fim, se aproxima mais até fazer a forma tradicional de "grampo" de fixação, mais o cabinho que o conecta ao carro...
Imagem
Mais uma vez, vejam a noção de tamanho dos mesmos e sua pacienciosa forma de aquisição ( dado o tamanho e manuseio )
Imagem

De posse da mini escolhida pra receber as travas, faça inicialmente uma marcação prévia com lápis, de onde ficarão as mesmas
Imagem
Imagem
Então, com uma chave de fenda muito fina ou alfinete, pingue uma minúscula gota de Bonder na marcação de lápis do capô. Com a parte da "bolinha do alfinete" ( de preferência ), encoste no "ponto de paetê" ( base da trava) se possível com algum tipo de umidade pra que a mesma, não "grude" na cabeça do alfinete, nem sirva de coadjuvante e cole, tanto a trava, mini nem alfinete e faça uma meleca!!! (Obs. eu particularmente tenho uma tampinha de garrafa com algum óleo hidratante pra servir de condutor entre ponta de alfinete-trava, ou seja molho de leve a ponta da cabeça do alfinete, encosto na base da Trava e conduzo até o Bonder do capô, compreenderam?...ufa!!)
Imagem
Após a secagem da mesma, colada no capô, com a ponta do alfinete e uma minúscula gota de Bonder, sobre ela agora, aproxima-se a Trava feita de Fio eletrônico mas levemente dobrado pra se equilibrar, até a cola secar
Imagem
Imagem
Imagem
Após a secagem da cola, com muito cuidado e com uma chave de fenda tipo as de precisão, empurra-se o restante do fio pra dentro da "fresta" que fica entre o chassi ( grade ) e a carroceria ( capô ), no caso do modelo que serve de exemplo
Imagem

... e voilà...
Imagem

Tá pronta a "encrenca".

Pode parecer um pouco difícil a princípio, mas quando se tem todos os componentes, ferramentas e se pratica um pouco, logo se aperfeiçoa a técnica. Na foto final aparece um "enbaçamento" dos vapores do Cianocrilato ( Bonder) que resultou da secagem dela, não se assustem, nada que um pincel, cera Brilho Fácil e algumas pinceladas não resolvam, hehehe. Para escalas maiores tipo 1:24 e 1:18 existem as travas prontas em PE, mas nada impede que se usem bitolas um pouco maiores de fio e algum tipo de paetê mesmo como a base da Trava.

Por enquanto era isso gente

M3mourph3us



_________________
Imagem
Offline
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Seg Ago 24, 2009 6:41 pm 
Esporádico
Esporádico
Avatar do usuário

Registrado em: Dom Ago 16, 2009 10:07 pm
Mensagens: 109
bacana o tutorial


Offline
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Seg Ago 24, 2009 8:23 pm 
MM design
MM design
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Dez 15, 2006 9:42 am
Mensagens: 9030
Localização: São José dos Pinhais - PR
Bandeira Nacional: Brazil
Gostei, só tentaria diminuir um pouco mais a trava! ;)



_________________
Abraço
:: Jota Erre ::

ImagemImagemImagem
Offline
 Perfil  
 
 Título: Re:
MensagemEnviado: Seg Ago 24, 2009 8:44 pm 
Entusiasta
Entusiasta
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Dez 18, 2008 2:01 pm
Mensagens: 1360
JotaErre escreveu:
Gostei, só tentaria diminuir um pouco mais a trava! ;)


Tu te refere no quesito "forma do grampo" né? Eu sei, as minhas geralmente são menores, mas as deste tuto foram propositalmente geradas um pouco maiores pra serem melhor visualizadas.

Abraços

M3mourph3us



_________________
Imagem
Offline
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Seg Ago 24, 2009 8:57 pm 
MM design
MM design
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Dez 15, 2006 9:42 am
Mensagens: 9030
Localização: São José dos Pinhais - PR
Bandeira Nacional: Brazil
Legal!!! Cuidadoso vc! ;)



_________________
Abraço
:: Jota Erre ::

ImagemImagemImagem
Offline
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Seg Ago 24, 2009 9:00 pm 
Entusiasta
Entusiasta
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Dez 18, 2008 2:01 pm
Mensagens: 1360
aaaaaaaaaaaaaaaahhh são seus olhos... kkkkkkkkkk A propósito, muito bacana teu site/blog, meus parabéns pela acuidade visual sem poluição excessiva de tópicos e afins, meus parabéns!

Guy



_________________
Imagem
Offline
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Seg Ago 24, 2009 9:21 pm 
MM design
MM design
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Dez 15, 2006 9:42 am
Mensagens: 9030
Localização: São José dos Pinhais - PR
Bandeira Nacional: Brazil
Valew! Conto com a sua visita lá sempre que puder! ;)



_________________
Abraço
:: Jota Erre ::

ImagemImagemImagem
Offline
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Seg Ago 24, 2009 9:46 pm 
Assíduo
Assíduo
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Mar 22, 2008 9:43 am
Mensagens: 589
Localização: Sao Paulo - SP Tatuape
Bandeira Nacional: Brazil
Belo tuto Guy! Preciso de uma lente de aumento pra trabalhar com isso!!! :cool:



_________________
Luiz Kazuo
Imagem
Offline
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Seg Ago 24, 2009 9:58 pm 
Entusiasta
Entusiasta
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Dez 18, 2008 2:01 pm
Mensagens: 1360
kkk eu ainda trabalho só com os cristalinos originais de fábrica, promoção válida enquanto durar o estoque, hehehehehe.



_________________
Imagem
Offline
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Seg Ago 24, 2009 10:21 pm 
Aficionado
Aficionado
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Dez 02, 2006 1:30 am
Mensagens: 2585
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Bandeira Nacional: Brazil
O Amigo está terrivel na Criatividade :wow: beer



_________________
Imagem
Offline
 Perfil  
 
 Título: Re:
MensagemEnviado: Seg Ago 24, 2009 10:40 pm 
Assíduo
Assíduo
Avatar do usuário

Registrado em: Sáb Mar 22, 2008 9:43 am
Mensagens: 589
Localização: Sao Paulo - SP Tatuape
Bandeira Nacional: Brazil
M3mourph3us escreveu:
kkk eu ainda trabalho só com os cristalinos originais de fábrica, promoção válida enquanto durar o estoque, hehehehehe.


hehehehe... os meus cristalinos estão parecendo acrílico polido com bombril!!! :shock:



_________________
Luiz Kazuo
Imagem
Offline
 Perfil  
 
 Título: Re: Re:
MensagemEnviado: Seg Ago 24, 2009 10:49 pm 
Entusiasta
Entusiasta
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Dez 18, 2008 2:01 pm
Mensagens: 1360
LuKaz escreveu:
M3mourph3us escreveu:
kkk eu ainda trabalho só com os cristalinos originais de fábrica, promoção válida enquanto durar o estoque, hehehehehe.


hehehehe... os meus cristalinos estão parecendo acrílico polido com bombril!!! :shock:



HAUHAUHAUHAUAHUAHUAUAHUA tu tá impossível!!!

Abraço beer



_________________
Imagem
Offline
 Perfil  
 
 Título: Re:
MensagemEnviado: Seg Ago 24, 2009 10:51 pm 
Entusiasta
Entusiasta
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Dez 18, 2008 2:01 pm
Mensagens: 1360
Buhler escreveu:
O Amigo está terrivel na Criatividade :wow: beer


"tirríveu" ???? eu??? 'magina "seu moço"...o único "mal" que me acomete, é ter "horizontes ampliados", com perdão da palavra...hehehe eu zóio e vejo a aplicação/interesse logo de cara!

Abraço

M3mourph3us



_________________
Imagem
Offline
 Perfil  
 
 Título:
MensagemEnviado: Ter Ago 25, 2009 11:46 am 
MM design
MM design
Avatar do usuário

Registrado em: Sex Dez 15, 2006 9:42 am
Mensagens: 9030
Localização: São José dos Pinhais - PR
Bandeira Nacional: Brazil
M3mourph3us, então faça uma visita em lojas de material pra bijouterias.......acho q vc vai ter um piri-paque!!!! :mrg: :mrg: :mrg: :mrg:

Nessas lojas eu encontrei possíveis escapamentos, mangueiras, calotas e mais uma infinidade de coisinhas aplicáveis às customs!!!



_________________
Abraço
:: Jota Erre ::

ImagemImagemImagem
Offline
 Perfil  
 
 Título: Re:
MensagemEnviado: Ter Ago 25, 2009 1:07 pm 
Entusiasta
Entusiasta
Avatar do usuário

Registrado em: Qui Dez 18, 2008 2:01 pm
Mensagens: 1360
JotaErre escreveu:
M3mourph3us, então faça uma visita em lojas de material pra bijouterias.......acho q vc vai ter um piri-paque!!!! :mrg: :mrg: :mrg: :mrg:

Nessas lojas eu encontrei possíveis escapamentos, mangueiras, calotas e mais uma infinidade de coisinhas aplicáveis às customs!!!



...e de onde tu acha que vieram essas peças??? hehehe

Teve um sábado desses há uns 3 anos a trás que eu eo JrPOA fomos até a "meca" das lojas de miudezas daqu ide Porto, e fizemos um "balaio", tanto em paetês, acabamento para bijouteria( fixador ou Endball pra fechar pontas de eixo), strass... nooooooooossa quem lê isso acha que é uma dupla de biiiiiiibas, MOOOONA!!! HUAHAUHAUHAUHAUAUHA.

Mas moral da história, tu gasta pouco e rende muito pras aplicações que a gente faz por aqui.

Abraço.



_________________
Imagem
Offline
 Perfil  
 
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
 Página 1 de 2 [ 26 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas


Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 30 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para: